Conheça o novo painel solar de titânio mil vezes mais potente que os fotovoltaicos tradicionais

Painel solar de titânio

Painel solar de titânio é nova tecnologia japonesa – Foto: Reprodução/ND

Cientistas da Universidade de Tóquio conseguiram criar um painel solar de titânio e selênio, tecnologia que promete ser mil vezes mais potente que as opções tradicionais. A inovação pode tornar a energia sustentável muito mais acessível e barata para todos.

Como funciona o painel solar de titânio?

Os painéis solares convencionais usam materiais à base de silício, mas os novos painéis de titânio-selênio provaram ser mais eficientes, graças a um processo de fabricação avançado que controla precisamente a interação entre esses materiais.

Os pesquisadores descobriram que, ao reduzir o impacto negativo do telúrio na estrutura do selênio, a adesão entre as camadas de titânio (TiO₂) e selênio (Se) foi melhorada, permitindo que a eficiência da conversão de energia aumentasse.

Ou seja, esses painéis podem gerar muito mais eletricidade com a mesma quantidade de luz solar.

Painel solar

Indústria solar convencional ainda é cara e inacessível para a maioria – Foto: Divulgação/ND

Os desafios

O titânio é uma matéria prima extremamente resistente e durável contra a corrosão, muito usado no setor aeroespacial. No entanto, seu custo de produção é muito alto.

Para baratear o trabalho com titânio, os cientistas adicionaram o ítrio, um elemento químico muito usado em tecnologias como telas de LED e supercondutores.

Com preço acessível, a substância tem o poder de purificar o titânio, reduzindo custos e melhorando sua aplicação em tecnologias sustentáveis.

O principal desafio que os pesquisadores ainda tentam resolver é que esse elemento deixa impurezas microscópicas no titânio, o que pode fazer com que sua resistência e durabilidade sejam reduzidas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.