Aprender sobre planetas retrógrados pode ajudar em aspectos da vida

Segundo astrólogos, compreensão traz oportunidade de reflexão sobre diferentes áreas da vida

Um dos primeiros módulos em um curso de astrologia é o aprendizado sobre os planetas. Segundo profissionais da área, esses astros são responsáveis pela manifestação da potência de cada signo e, por isso, acompanhar o seu movimento é uma tarefa importante para toda análise astrológica. Uma das fases comuns em todo planeta é a retrogradação.

Quando Mercúrio está retrógrado, por exemplo, surgem diversos conteúdos nas redes sociais que alarmam as pessoas. Entretanto, especialistas explicam que os planetas retrógrados trazem momentos para introspecção, revisão e reavaliação de áreas importantes da vida.

A astróloga responsável pelo curso “Astrologia Luz e Sombra” e por análises de mapa astral e mapa de revolução solar, Cláudia Lisboa, explica que, a cada ano, é possível observar os planetas entrando ou saindo de movimentos retrógrados. Esse termo diz respeito a uma movimentação que indica que, do ponto de vista terrestre, os planetas estão reduzindo sua velocidade, dando a impressão de que estão retrocedendo.

Apesar de serem associados a algo negativo, ela ressalta que os movimentos retrógrados não precisam gerar medo e desespero nas pessoas. Na verdade, esses eventos são uma boa oportunidade para pausar e reavaliar as rotas.

Em 2025, alguns astros estarão retrógrados. Acompanhar as datas de cada retrogradação pode ser uma possibilidade para aproveitar as oportunidades astrológicas. Além disso, fazer o mapa astral contribui para o autoconhecimento em diferentes aspectos da vida.

Como lidar com esses momentos

Para lidar da melhor forma com um planeta retrógrado, Cláudia sugere verificar a energia do planeta. Ao citar Mercúrio como exemplo, ela destaca que o planeta simboliza a energia mental, a comunicação, as trocas e as negociações. Portanto, quando desacelera, é comum perceber uma mudança na fluidez das interações.

Da mesma forma, quando outros planetas entram em movimento retrógrado, é importante estar atento aos temas relacionados a esses planetas. A astróloga pontua, ainda, que como os astros estão posicionados em setores ou associados a signos no mapa astral, verificar essas configurações também é importante na análise de retrogradações.

Planetas retrógrados em 2025

De acordo com Cláudia, em 2025, vários planetas passarão pela fase de retrogradação, disponibilizando oportunidades de reflexão para os indivíduos. Mercúrio passará por três fases retrógradas: do dia 15 de março a 7 de abril, o planeta estará retrógrado, sendo um momento para revisar detalhes, buscar uma comunicação mais clara e evitar firmar grandes acordos.

A segunda fase acontecerá do dia 18 de julho a 11 de agosto, propícia para reavaliar projetos criativos e reorganizar pensamentos relacionados à expressão pessoal. Já do dia 9 a 29 de novembro, ela pontua que será a terceira retrogradação, quando será importante refletir sobre crenças, planejar estudos e ajustar expectativas em viagens longas.

Outro planeta que enfrentará retrogradação é Vênus, astro que fala do amor, dos relacionamentos e dos valores pessoais. Durante essa fase, é o momento ideal para refletir sobre as conexões afetivas e hábitos financeiros, conforme a astróloga. Em 2025, Vênus ficará retrógrado do dia 2 de março até 13 de abril.

Marte também vivenciará uma fase retrógrada. O planeta simboliza energia, ação e coragem. Por isso, quando ele está nesse momento, significa que haverá uma diminuição na capacidade de agir com rapidez, um incentivo à paciência e ao planejamento. Do começo do ano até o dia 24 de fevereiro, Marte estará em retrogradação, e a dica da astróloga é refletir sobre as metas, priorizando ajustes antes de grandes iniciativas.

Ela também cita Júpiter na lista de planetas que estarão retrógrados em 2025. O astro viverá essa fase a partir do dia 11 de novembro e, por ser responsável por governar a expansão, o crescimento, os estudos e as crenças, trará a oportunidade de reflexão sobre esses assuntos e de busca por ajustes internos antes de procurar novas conquistas.

Saturno estará retrógrado entre os dias 13 de julho e 28 de novembro. Cláudia explica que o planeta, ligado à disciplina, estrutura e responsabilidade, trará a oportunidade de reavaliar projetos e compromissos de longo prazo.

Haverá, ainda, a retrogradação de planetas lentos este ano. Segundo a astróloga, esses planetas ficam períodos mais longos em movimento retrógrado, o que significa que seus simbolismos se manifestam de maneira mais sutil.

Urano viverá essa fase a partir do dia 6 de setembro e, por representar a inovação, liberdade e originalidade, dará a oportunidade de revisar projetos que envolvam grandes mudanças para trazer aos indivíduos novas perspectivas.

Netuno também compõe a lista. O astro entrará nesse movimento dia 4 de julho e ficará até o dia 10 de dezembro. Como ele rege a espiritualidade, a intuição e os sonhos, trará a oportunidade de reavaliar essas metas e objetivos espirituais para buscar uma maior conexão.

Já Plutão ficará retrógrado do dia 4 de maio a 14 de outubro. Cláudia explica que ele simboliza transformação e renascimento, dessa forma, quando está nessa fase, indica um momento para introspecção profunda e liberação de padrões.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.