Quais os sex toys preferidos?

Em meio à expansão do mercado erótico no país, pesquisa aponta os produtos mais consumidos pelos brasileiros 

O mercado de produtos eróticos vive um momento de expansão no Brasil, movimentando mais de R$ 2 bilhões por ano, segundo a pesquisa Mercado Erótico 2024, realizada pela Mercado Erótico em parceria com a INTT Cosméticos. A expectativa é que o setor continue expandindo a uma taxa de 8% ao ano até 2028. 

O estudo associa o consumo desse tipo de produto ao autoconhecimento, aprimoramento das relações sexuais e prazer, com 55,6% dos consumidores afirmando que adquirem brinquedos eróticos para melhorar o relacionamento com o parceiro, e 24,4% destacando a sua importância na manutenção da saúde sexual.

Existem diversas opções de sex toys no mercado, como dildos, sugadores, anéis penianos e diferentes tipos de capa peniana que podem auxiliar na intensificação das sensações durante a relação ou serem utilizados individualmente, proporcionando novas formas de autosatisfação e descobertas sobre o próprio prazer.

Entre os produtos mais procurados pelos brasileiros, apontados pelo levantamento, os lubrificantes lideram a lista. Muito utilizados para tornar as experiências íntimas mais confortáveis, eles estão disponíveis em diversas versões, desde os tradicionais à base de água até as que apresentam sabores ou efeitos térmicos.

Na segunda posição estão os vibradores pequenos, também conhecidos como bullets. Discretos, esses brinquedos são usados para estimular as zonas erógenas. Por conta do  tamanho reduzido, são indicados tanto para iniciantes, quanto para quem busca complementar a relação a dois.

Os cosméticos sensuais, como géis com sabor e óleos de massagem, também ganharam espaço no mercado, principalmente no período pós-pandemia da Covid-19, conforme indica a pesquisa. Além disso, os plugs anais, os masturbadores e as algemas aparecem entre as principais escolhas do público, assim como óleos de massagem e lingeries.

Mulheres lideram compras

A pesquisa também mostra que a compra dos produtos eróticos ocorre, em grande parte, no meio digital. O comércio eletrônico representa mais de 60% das vendas do setor, impulsionado pelo público feminino. As mulheres entre 26 e 45 anos são as principais consumidoras e estão à frente na busca por itens que proporcionem novas experiências na vida sexual.

No entanto, ao adquirir, por exemplo, um pênis de silicone realista ou qualquer outro sex toy, a busca pelo prazer deve sempre estar aliada à segurança. Segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), produtos eróticos precisam passar por avaliações rigorosas antes de serem disponibilizados no mercado, garantindo que dimensões, materiais e formatos sejam seguros.

O ginecologista José Marcos Neves, em seu canal no YouTube, também alerta que é preciso ter cuidado com possíveis traumas e lesões durante o uso dos brinquedos, sem deixar que a empolgação sobreponha a cautela.

Pensando nisso, a higienização correta é apontada como fundamental para evitar infecções. Vibradores, dildos e plugs devem ser lavados com produtos adequados e nunca compartilhados. Já os lubrificantes precisam ter composição segura, dando preferência aqueles à base de água, que reduzem o risco de alergias e irritações.

 

Como escolher o brinquedo ideal?

Para quem está começando a explorar o universo dos brinquedos eróticos, a recomendação é buscar informações antes da compra. Em entrevista à imprensa, a sexóloga e psicoterapeuta de casais, Lelah Monteiro, sugere visitar lojas físicas para sentir a textura dos produtos e testar detalhes como a intensidade do barulho e a possibilidade de recarga via USB.

A escolha do brinquedo ideal também depende das preferências individuais. Um estudo publicado no Journal of Sex Research revela que a maioria das mulheres prefere brinquedos com cerca de 12 centímetros, mostrando que o prazer sexual está mais relacionado ao conforto e à adequação ao próprio corpo do que ao tamanho do objeto.

Monteiro também recomenda que, ao escolher investir em um brinquedo, é importante optar por uma marca de boa qualidade. Durante o uso, a recomendação é se permitir relaxar e concentrar na experiência.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.