Cidade do México pode ficar totalmente sem água

A Cidade do México é a sexta maior metrópole do Mundo. No momento, os 22 milhões de habitantes da capital mexicana estão em estado de alerta. Isso porque a população enfrenta uma grave crise hídrica. Eles podem ficar totalmente sem água dentro de quatro meses. 

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

De acordo com reportagem da CNN, isso se dá por causa de pouca chuva, períodos de seca mais longos e temperaturas elevadas. Autoridades mexicanas foram forçadas a restringir o uso da água que é retirada dos reservatórios.

Leia também: “Canal do Panamá pode interromper travessia de navios por causa de seca”

Alejandro Gomez mora no distrito de Tlalpan, na Cidade do México. Ele disse à CNN que está sem água há três meses. “No momento, estamos com esse clima quente”, disse. “É ainda pior, as coisas são mais complicadas.” 

A situação na Cidade do México pode se agravar

Falta de água
Autoridades mexicanas foram forçadas a restringir o uso da água que é retirada dos reservatórios | Foto: Reprodução/Freepik

A crise hídrica na capital mexicana desencadeou um debate sobre se a cidade vai atingir o “dia zero”. Isso acontece quando o sistema hídrico para de funcionar por completo. No entanto, as autoridades têm procurado garantir aos moradores que isso não acontecerá. 

Leia mais: “Cartel de Sinaloa financiou campanha de presidente do México”

O presidente do Conselho Consultivo da Água, Raúl Rodríguez Márquez, disse que não acredita que a cidade vai chegar ao “dia zero” neste ano. No entanto, afirmou que isso pode acontecer se não forem feitas mudanças necessárias. 

“Estamos numa situação crítica e podemos chegar a uma situação extrema nos próximos meses”, afirmou Márquez, à CNN. 

Leia também: “Agricultores do México se armam contra traficantes que cobram ‘imposto da extorsão’”

Em coletiva de imprensa realizada em 14 de fevereiro, o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, disse que estão trabalhando para solucionar o problema da falta de água. 

source
Fonte : Revista Oeste

Adicionar aos favoritos o Link permanente.