Avião da Latam arremete para desviar de embarcação próxima à pista do Santos Dumont

Pousando no Rio após ter decolado de Congonhas (CGH), em São Paulo, um avião da Latam precisou arremeter no início da noite hoje antes de pousar, como previsto, no Aeroporto Santos Dumont (SDU).

Relatos de passageiros confirmados à coluna pela Infraero, administradora do local, afirmam que a manobra foi necessária para que a aeronave do voo LA 3914 pudesse desviar de uma embarcação que estava na Baía de Guanabara, próxima à pista de pouso do SDU. Essa justificativa foi informada aos passageiros pelo próprio piloto, enquanto a movimentação ainda estava em curso.

Por causa do ocorrido, o pouso aconteceu às 18h16m, seis minutos depois da previsão inicial. De acordo com a Infraero, não houve impacto entre a aeronave e a embarcação, apenas o desvio.

O caso lembrou aos passageiros o incidente de ontem, no Aeroporto Internacional do Galeão (GIG), onde um avião da Gol decolando para Fortaleza colidiu com uma viatura de manutenção da pista. A aeronave sofreu avarias, o veículo ficou destruído e os ocupantes precisaram ser evacuados. Porém, conforme destaca a Infraero, a decisão de arremeter o voo que chegava ao SDU está dentro dos padrões de segurança da aviação, diferenciando esse caso do incidente no GIG. O desvio de hoje trata-se de procedimento de precaução comum em aeroportos, sem qualquer tipo de dano ou acidente.

(Atualização às 00h. A Latam informou, em nota, que a aeronave “precisou arremeter ao se aproximar do destino” e, depois, “aterrissou no destino final em total segurança, dentro do horário programado”. Por fim, “todos os passageiros desembarcaram normalmente”. A companhia também reiterou que “a arremetida é um procedimento padrão de segurança na aviação”, que a segurança é “um valor imprescindível” e ainda que “todas as suas decisões visam garantir uma operação segura”.)

(Lauro Jardim/O Globo)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.