Inédito: Cientistas transformam as células de câncer em células saudáveis

O doloroso tratamento para combater essa doença pode estar com os dias contados. Cientistas sul-coreanos trabalham na transformação de células de câncer em saudáveis, de tal maneira que o paciente que luta contra a doença terá um caminho menos sofrido.

Um novo estudo em curso na Coreia busca “matar” as chamadas células mutantes. Há um momento exato para intervir, segundo os pesquisadores, quando elas não são líquidas nem sólidas, mas estão em um estado próximo ao gasoso. O estudo foi publicado na Advanced Science.

“Este é o primeiro estudo a revelar que uma pista importante que pode reverter o destino [do desenvolvimento do tumor] está escondida neste exato momento de mudança”, disse Kwang-Hyun Cho, coautor do estudo no Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia do Sul.

Momento certo

Os pesquisadores comparam o método ao momento imediatamente antes de a água atingir 100°C, quando não é mais líquida nem totalmente gasosa.

Há um momento em que uma célula está entre o estado canceroso e o normal, tornando possível fazê-la retornar ao caminho da saúde com um estímulo sutil.

O experimento foi realizado em um tumor cultivado em laboratório, em uma placa de Petri.

Revelação importante

Apesar de estar em fase inicial, o estudo apresenta perspectivas bastante otimistas. “Este estudo revelou em detalhes na rede genética, quais mudanças ocorrem dentro das células por trás do processo de desenvolvimento do câncer, o que era considerado um mistério até agora”, disse Kwang-Hyun Cho ao The Economist Indian Times.

No artigo publicado na Advanced Science, os autores escrevem que avanços recentes na modelagem de redes regulatórias genéticas ofereceram insights sobre o controle do destino das células, especialmente interessantes para as “transições críticas”.

Porém, há uma enzima que dificulta a quebra de certas proteínas relacionadas ao câncer, permitindo que se alimentem do crescimento do tumor. Ao bloquear a enzima, os tumores cultivados em laboratório pararam de crescer e voltaram a um estado saudável de funcionamento normal, o que é bastante positivo.

Segundo os pesquisadores, há um longo caminho a percorrer antes que o tratamento possa ser disponibilizado.

As pesquisas estão em fase inicial, mas dão um ânimo ao indicarem que é possível "matar" células de câncer e torná-las saudáveis. Foto: FreepikAs pesquisas estão em fase inicial, mas dão um ânimo ao indicarem que é possível “matar” células de câncer e torná-las saudáveis. Foto: Freepik

Adicionar aos favoritos o Link permanente.