SC é o estado mais acolhedor do Brasil em 2025, diz Booking

Santa Catarina é o estado mais acolhedor do Brasil para 2025, segundo novos dados do 13º Traveller Review Award, premiação anual da plataforma de viagens Booking, divulgados na terça-feira (11).

Entre os destaques, segundo o site, está Urubici, na Serra catarinense, que já havia sido eleito pela mesma premiação como um dos dez destinos mais acolhedores do mundo em 2025. A cidade de 10 mil habitantes é a única do Brasil no ranking.

Realizada anualmente, a pesquisa é baseada em mais de 360 milhões de avaliações de clientes verificados. Os prêmios, segundo o site, homenageiam parceiros de viagem que oferecem “hospitalidade e serviço excepcionais de maneira consistente”. 

A lista é definida pela proporção de acomodações parceiras que receberam o Traveller Review Award em uma cidade específica.

Entre os destinos mais acolhedores do estado, segundo a plataforma, há opções com praia, turismo histórico e esportes radicais em rios e montanhas para serem explorados. Veja abaixo:

Urubici

Conhecida pela neve, temperaturas negativas no inverno e charmosa atmosfera serrana, Urubici está a 167 km da capital Florianópolis.

No final de janeiro, a cidade figurou como a única do Brasil na lista de 10 destinos mais acolhedores do mundo em 2025, conforme o Booking.

Pomerode, no Vale do Itajaí, tem a fama de ser a cidade mais alemã do Brasil.

Uma das suas principais atrações é a Rota do Enxaimel, eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das melhores vilas turísticas do mundo.

O local também é conhecido como a maior concentração fora da Europa de casas feitas usando a técnica de construção enxaimel, trazida pelos imigrantes alemães, segundo a própria associação.

Além desse circuito, Pomerode possui atrações como uma visitação a uma fábrica de chocolates premiados, um zoológico, um parque com uma vila da neve, uma festa para celebrar a Páscoa, vila encantada para crianças, Museu do Brinquedo e Museu do Automóvel.

Apesar do nome, Praia Grande não é banhada pelo litoral. A cidade de 8,2 mil habitantes fica no Sul catarinense, região com maior cadeia de cânions da América Latina.

O município, na divisa com o Rio Grande do Sul, tem potencial turístico e recebe turistas interessados em fazer voos de balão, trilhas, cachoeiras e passeios de cavalo. O destino chamou a atenção até mesmo da medalhista olímpica Rebeca Andrade, que voou de balão e passeou de quadriciclo em janeiro.

São Joaquim, na Serra de Santa Catarina, é a escolha de turistas que buscam temperaturas negativas no inverno. Também é reconhecida como a Capital Nacional da Maçã pela lei federal nº 13.790, e oferece uma variedade de passeios por locações históricas.

Praia do Rosa

A Praia do Rosa fica em Imbituba, no Litoral Sul de Santa Catarina, entre a Serra do Mar e o Oceano Atlântico. É conhecida pela prática de surfe e pelas belezas naturais, com dunas, trilhas, morros e lagoas – mas também pela vida noturna agitada.

Estados mais acolhedores

O Brasil é o oitavo país com o maior número de premiados, com 67.857 parceiros de viagem reconhecidos no Traveller Review Awards 2025, atrás da Itália (207.652), França (155.141), Espanha (147.603), Alemanha (101.951), Reino Unido (88.114), Estados Unidos (70.133) e Polônia (69.693).

Entre os estados mais acolhedores, estão:

  1. Santa Catarina
  2. Rio Grande do Sul
  3. Alagoas
  4. Espírito Santo
  5. Bahia
Adicionar aos favoritos o Link permanente.