Encontro de nutricionistas discute aperfeiçoamentos de processos alimentares da Rede Pública Estadual

Siga @radiopiranhas

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) por meio da Gerência de Assistência Escolar Integrada (GEAEI), promove nestas terça e quarta-feira, dias 12 e 13, o II Encontro Técnico de Nutricionistas, promovido em Campina Grande. O evento conta com a presença dos mais de 30 nutricionistas da rede, e tem por objetivo o aperfeiçoamento dos processos de elaboração, acompanhamento, monitoramento da alimentação escolar no estado.

Segundo José Flávio, gerente da GEAEI, este é um momento muito significativo para a educação do Estado, pois haverá um grande reflexo na melhoria da qualidade da alimentação dos estudantes. “Este encontro técnico é muito importante porque visa aperfeiçoar desde os processos de acompanhamento no seu dia a dia junto às escolas e também do entendimento dos novos nutricionistas que estão chegando”, completa.

Ximena Rodrigues Albuquerque Lassé, nutricionista responsável técnica da Secretaria de Educação do Estado, explica que houve um grande avanço na contratação desses profissionais por parte do governo do Estado. Este ano são 31 nutricionistas atuando na rede. Anteriormente este número era de apenas seis. A nutricionista ressalta a importância desse tipo de encontro técnico para o alinhamento dos trabalhos.

“A gente discute as novas resoluções, a execução de 2025, o roteiro de supervisões, como a gente deve chegar, as condutas dos nutricionistas nas escolas com um olhar diferenciado, as necessidades do equipamento, o que necessita cada escola. Então realizamos a apresentação dos novos projetos e da avaliação nutricional”, detalha. Ela ressalta que toda a equipe será apresentada ao projeto da rede estadual e também vão encontrar algumas escolhas.

Na programação do evento estão palestras sobre temas como o papel dos nutricionistas junto às escolas, discussão e elaboração de cardápios, projeto hortas nas escolas, prestação de contas, formas de aquisição de produtos da agricultura familiar entre outros.

A rede pública estadual de educação conta com os nutricionistas da sede e os das regionais de ensino, com explica Ximena. “Estes a gente chama nutricionista da ponta, é quem pode estar diretamente mais ligado às escolas. Então a gente ouve a necessidade de uma supervisão, a gente entra em contato com eles, para irem na escola e verificar as demandas, como anda, se está de acordo com o cardápio. Porque o cardápio é elaborado ao final do ano, para poder seguir para o ano seguinte”, explica.

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

source
Fonte:
Rádio Piranhas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.