Prefeitura dá novo prazo para entrega de uniformes e materiais escolares de Blumenau; entenda

A Prefeitura de Blumenau deu um novo prazo para entregar os uniformes e materiais escolares aos alunos da rede municipal de ensino. Conforme a Secretaria da Educação, a previsão é finalizar a entrega dos materiais até o fim desta semana. Já o uniforme de verão, deve ser disponibilizado ao longo de fevereiro e março.

Até o momento, segundo o município, das 127 instituições de ensino, 30 escolas já receberam os uniformes.

 Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

De acordo com a secretária de Educação de Blumenau, Simone Probst, em entrevista ao programa Bom Dia, Clube! na segunda-feira (10), a distribuição dos materiais escolares já havia começado e seria concluída até hoje, quarta-feira (12), o que não aconteceu. “Os materiais serão entregues, não há necessidade dos pais comprarem”, afirmou.

Merenda escolar de Blumenau

Além dos uniformes e materiais escolares, a mudança no fornecimento de merenda escolar na rede municipal de ensino de Blumenau também tem gerado apreensão entre os pais. A prefeitura anunciou o rompimento do contrato com a empresa Risotolândia, responsável pelo fornecimento da alimentação escolar, e a contratação emergencial de uma nova empresa pelo valor de R$ 36,7 milhões.

A decisão de romper o contrato foi justificada pelo município devido ao aumento no número de alunos e ao aumento dos preços dos insumos, o que fez o saldo do contrato ser utilizado até o final de 2024. Para garantir a continuidade do serviço de alimentação escolar, a Prefeitura de Blumenau contratou a empresa GEF por seis meses, enquanto uma nova licitação está em andamento para a contratação definitiva.

Nesta terça-feira (11), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) informou que está avaliando possíveis irregularidades na merenda escolar de Blumenau.

As representações partiram do Sindicato Único dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Blumenau (Sintraseb) e de um vereador do município. Nos documentos, há relatos de falta de insumos, ausência de profissionais capacitados para a manipulação de alimentos e inadequação para o preparo das refeições.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

“Da análise inicial, há indícios de irregularidades consistentes na ausência de insumos adequados, insuficiência de equipamentos essenciais para o preparo das refeições e falta de profissionais capacitados para a manipulação nos CEls mencionados. Também recebemos algumas informações demonstrando condições precárias das cozinhas dessas unidades escolares, situação que pode comprometer a segurança alimentar dos estudantes e exigir a adoção de medidas para assegurar a regularidade do serviço”, considerou a Promotora de Justiça Patrícia Castellem Strebe. 

O que diz a prefeitura

Por meio de nota, o município se manifestou dizendo estar ciente das demandas apresentadas pelo MPSC e está em contato com a empresa responsável pela merenda para cobrar as devidas providências e responder ao pedido no tempo previsto.

Confira a nota na íntegra:

A Prefeitura de Blumenau está ciente das demandas apresentadas pelo Ministério Público de Santa Catarina e está em contato com a empresa responsável pela merenda para cobrar as devidas providências e responder ao pedido no tempo previsto.

De antemão, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Semed), pede desculpas às crianças e famílias por qualquer problema pontual enfrentado nestes dois primeiros dias de aula. Temos ciência das dificuldades que estão sendo enfrentadas neste período de volta às aulas e estamos trabalhando para resolvê-las rapidamente.

Com relação ao serviço da merenda escolar, é importante ressaltar que o valor disponível para prestação deste serviço que deveria ser aplicado até abril deste ano, foi totalmente utilizado até dezembro do ano passado. Ou seja, não sobraram recursos deste contrato para utilizarmos este ano.

Como o contrato de alimentação chegou ao valor máximo permitido por lei, não foi possível renová-lo. A Prefeitura teve que seguir os trâmites legais para contratação emergencial e o contrato foi assinado no dia 30 de janeiro deste ano, 11 dias antes do início do ano letivo. Por conta desse prazo, foi necessário acelerar a contratação de profissionais, que seguem sendo convocados pela empresa atual, incluindo as servidoras que já atuavam pela empresa anterior e tinham interesse em continuar trabalhando nas escolas. Os critérios de formulação do cardápio são feitos em parceria entre as nutricionistas da empresa e da Semed.

Sobre problemas pontuais que surgiram, a Prefeitura reforça que está notificando a empresa responsável e trabalha em uma força tarefa para garantir merenda para as crianças. Nenhum estudante ficou sem alimentação nestes dois primeiros dias.

Este contrato emergencial tem vigência de seis meses para garantir a merenda escolar. Além disso, a Secretaria de Educação já iniciou um novo processo de licitação para um contrato definitivo.

Agradecemos a compreensão de todos e reforçamos nosso compromisso em garantir alimentação para toda a rede municipal de ensino.

Leia mais:

Onda de calor faz pais cobrarem ar-condicionado nas escolas da rede municipal e estadual de Blumenau

Setor de serviços cresce mais de 6% em Santa Catarina e supera média nacional

Falta de energia afeta cinco bairros de Blumenau; moradores já estão sem luz há mais de 12 horas

Participe dos canais do Portal Alexandre José

O post Prefeitura dá novo prazo para entrega de uniformes e materiais escolares de Blumenau; entenda apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.