Trump retira EUA do Conselho de Direitos Humanos da ONU

Siga @radiopiranhas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta terça-feira (4) uma ordem executiva retirando o país do Conselho de Direitos Humanos da ONU e mantendo a suspensão do financiamento para a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (UNRWA).

Banner 2 Ebooks – Black de Natal 300×250

Banner Hair Cap 300 x 250

Banner Seguro Veículo 300×250

Além disso, Trump afirmou que a única alternativa para os palestinos que vivem na Faixa de Gaza seria deixar o território, uma proposta defendida pela extrema direita israelense. Analistas apontam que essa ideia configuraria limpeza étnica sob o direito internacional.

O presidente norte-americano sugeriu que Jordânia e Egito acolham os palestinos deslocados, especialmente após 15 meses de conflito entre Israel e Hamas, período em que a infraestrutura de Gaza foi devastada pelos bombardeios.

O Conselho de Direitos Humanos da ONU, criado em 2006, tem como missão a promoção de liberdade de associação, movimento, expressão, crença, além da defesa dos direitos das mulheres e da população LGBT. Também investiga possíveis violações cometidas por Estados-membros.

Já a UNRWA, fundada há cerca de 75 anos, atende milhões de refugiados palestinos desde a guerra de 1948, quando Israel foi criado. A agência fornece serviços essenciais como assistência humanitária e educação em Gaza e na Cisjordânia.

Recentemente, Israel decidiu encerrar o acordo que permitia o funcionamento da UNRWA no país, aumentando as restrições à atuação da entidade na região.

source
Fonte : Hora Brasilia

Adicionar aos favoritos o Link permanente.