Uma emocionante aventura de um casal de Caxias do Sul até a Patagônia Argentina, a bordo de um motorhome, foi marcada pela triste perda de sua cachorra, Áquira, uma dogue alemão de 12 anos. Tomás Almeida, 35 anos, e Bruna Pistore, 32, compartilharam sua jornada com seus dois cães dessa raça, mas infelizmente tiveram que se despedir de Áquira, que faleceu de causas naturais em um camping aos pés da Cordilheira dos Andes.
Áquira, que superou a expectativa de vida de sua raça, que é de até 10 anos, pesava 46 quilos e media 72 centímetros de cernelha. Segundo Bruna, a cachorra estava bem adaptada à vida no motorhome: “A partida foi uma fatalidade da idade. Ela partiu dormindo, sem dor, sem sofrimento. Estávamos todos juntos no motorhome.”
A chegada ao destino principal, Ushuaia, ocorreu na terça-feira, e Áquira faleceu na tarde de quarta-feira. “Estávamos no lugar mais lindo que meus olhos já viram. Acordamos todos felizes na quarta-feira, e ela partiu após o meio-dia”, lamentou Bruna.
O casal ainda decidirá os próximos passos de sua viagem, que originalmente incluía um percurso de 10.242 quilômetros até Ushuaia pela Ruta 3 e, em seguida, seguir pela Ruta 40 até Bariloche. O corpo de Áquira foi cremado.
Nas redes sociais, onde documentavam sua aventura, o casal prestou uma homenagem à cachorra: “Vestindo o seu pijaminha, com os seus olhos azuis da cor do céu, e seu pelo branco como a neve da Cordilheira dos Andes, Áquira nos deixou nessa tarde dormindo juntamente conosco, onde ela queria estar. JUNTO CONOSCO”.
A força de Áquira foi uma inspiração para a realização da viagem. A cachorra, que tinha mais de 220 mil seguidores no Instagram, enfrentava desafios de saúde, incluindo mobilidade comprometida e a necessidade de órteses nos joelhos. “A Áquira ficou muito doente, quase a perdemos, e então decidimos dar um jeito de tirar o plano do papel”, contou Bruna antes da viagem.
A veterinária Daniela Valentim, que acompanhava Áquira há anos, destacou a força da cachorra: “Sabíamos que esse momento talvez estivesse chegando, mas ela sempre foi muito forte. Infelizmente, foi uma fatalidade, mas estavam todos juntos quando aconteceu.”
A perda de Áquira deixa um grande vazio na família e nos corações de seus seguidores, mas sua memória e espírito aventureiro continuarão inspirando muitos.
The post Cachorra que viajou com casal até a Patagônia morre durante a jornada appeared first on Agora No Vale.