Trudeau cede a Trump, anuncia pausa de 30 dias nas tarifas e mais segurança na fronteira

Siga @radiopiranhas

Ludovic MARIN / AFP

O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau cedeu às exigências do presidente Donald Trump para combater o tráfico de fentanil e reforçar a fronteira Canadá-EUA após ameaçar tarifas retaliatórias.

“Acabei de ter uma boa conversa com o presidente Trump”, anunciou Trudeau em publicação no X na segunda-feira, pouco depois das 16h30:

“O Canadá está implementando nosso plano de fronteira de US$ 1,3 bilhão — reforçando a fronteira com novos helicópteros, tecnologia e pessoal, coordenação aprimorada com nossos parceiros americanos e recursos aumentados para interromper o fluxo de fentanil”, disse Trudeau, que anunciou sua intenção de renunciar ao cargo de primeiro-ministro e líder do Partido Liberal no mês passado.

Ele continuou em sua postagem declarando que quase 10.000 funcionários da linha de frente “estão e estarão trabalhando na proteção da fronteira” e anunciou um novo compromisso de “nomear um Czar do Fentanil”.

Na luta de seu país contra o tráfico de drogas, Trudeau acrescentou que os cartéis serão designados “como terroristas”, a fronteira estará sob vigilância “24/7” e uma Força-Tarefa Conjunta Canadá-EUA será lançada para “combater o crime organizado, fentanil e lavagem de dinheiro”.

“Também assinei uma nova diretiva de inteligência sobre crime organizado e fentanil e vamos apoiá-la com US$ 200 milhões”, disse ele, antes de entregar a maior concessão a Trump: “As tarifas propostas serão pausadas por pelo menos 30 dias enquanto trabalhamos juntos.”

O grande anúncio de Trudeau vem semanas após ele alertar os americanos que pagariam mais se e quando Trump decidisse aplicar tarifas abrangentes em produtos vindos do norte da fronteira.

O primeiro-ministro de esquerda disse que se Trump impuser tarifas, “seja em 20 de janeiro, em 1º de fevereiro ou 15 de fevereiro como presente de Dia dos Namorados, ou em 1º de abril ou quando for”, o Canadá responderá com tarifas retaliatórias e “os preços para consumidores americanos em praticamente tudo aumentarão”.

A ameaça do líder canadense veio após a promessa de Trump de impor tarifas de 25% sobre Canadá e México em resposta à crise contínua de migração em massa, crime e fentanil entrando nos EUA através de ambas as fronteiras terrestres.

Trump reconheceu o compromisso de Trudeau de trabalhar com os EUA na segurança da fronteira norte em uma postagem no Truth Social.

“O Canadá concordou em garantir que temos uma fronteira norte segura e finalmente acabar com o flagelo mortal de drogas como o Fentanil que têm entrado em nosso País, matando centenas de milhares de americanos, enquanto destroem suas famílias e comunidades em todo nosso País”, escreveu o presidente, antes de citar promessas da postagem de Trudeau no X.

“Como Presidente, é minha responsabilidade garantir a segurança de TODOS os americanos, e é exatamente isso que estou fazendo”, continuou Trump. “Estou muito satisfeito com este resultado inicial, e as Tarifas anunciadas no sábado serão pausadas por um período de 30 dias para ver se um acordo Econômico final com o Canadá pode ser estruturado. JUSTIÇA PARA TODOS!”

Enquanto Trudeau anunciou ação para chegar a um entendimento mais positivo com os EUA, o Parlamento do Canadá permaneceu prorrogado desde que ele anunciou sua renúncia em 6 de janeiro, e só será retomado em 24 de março, segundo a CBC.

Source link

source
Fonte:
Paulo Figueiredo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.