Ipira e Piratuba possuem alto risco de transmissão da dengue

Um boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira, dia 26, pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, revelou que Ipira e Piratuba estão entre os municípios que têm alto risco de transmissão da dengue. O levantamento de dados feito pelo órgão é através do Índice Rápido para o Aedes aegypti, o LIRAa. Ao total, são 47 cidades nesta situação.

Conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, os municípios considerados infestados pelo mosquito Aedes Aegypti precisam realizar o levantamento para a identificação de áreas com maior proporção ou ocorrência de focos, bem como dos criadouros predominantes, indicando o risco de transmissão de dengue, chikungunya e zika.

Até o momento, Piratuba tem 46 focos do mosquito Aedes Aegypti, tendo a última atualização de dados em 02 de fevereiro. Já em Ipira, há 36 focos, atualizado no dia 22 deste mês. Os dados foram divulgados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina.

De acordo com os dados sobre a dengue, disponibilizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina, Piratuba enviou dez amostras e Ipira nove. Já o Ministério da Saúde, disponibilizou em seu painel por município de residência que a cidade piratubense teve um caso confirmado, sendo de um homem com mais de 80 anos, critério de conclusão por laboratório.

A transparência de informações por parte de algumas prefeituras de Santa Catarina é precária, sendo divulgado dados apenas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica ou Ministério da Saúde.

Bernardo Souza

Adicionar aos favoritos o Link permanente.