Brasil encerra janeiro com mais de 180 mil casos de dengue e 38 mortes

O primeiro mês de 2025 registrou um total de 170.376 casos prováveis de dengue em todo o país, além de 38 mortes confirmadas e 201 óbitos em investigação para a doença. Dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde indicam que o coeficiente de incidência do Brasil, neste momento, é 80,1 casos para cada 100 mil habitantes.

Os números mostram que 54% dos casos prováveis foram registrados entre mulheres e 46%, entre homens. Desse total, 51,3% foram identificados entre pessoas brancas, 32,4% entre pessoas pardas, 4,4% entre pessoas negras e 1,1% entre pessoas amarelas. Os grupos que respondem pelo maior número de casos são de 20 a 29 anos, de 30 a 39 anos e de 40 a 49 anos.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

No ranking de estados com maior número absoluto de casos prováveis, São Paulo aparece na frente, com 100.025, seguido por Minas Gerais (18.402), Paraná (9.424) e Goiás (8.683).

A Secretaria da Saúde de Santa Catarina, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), informou que o período de 29 de dezembro de 2024 a 27 de janeiro de 2025, foram registrados 3.307 casos prováveis de dengue e um óbito em investigação.

A situação é de alerta, pois as fortes chuvas somadas as altas temperaturas é um cenário propício para a proliferação dos focos do mosquito transmissor da doença.

Dengue tipo 3

Para o secretário, o aumento na circulação do sorotipo 3 da dengue no Brasil figura como um dos principais causadores da elevação verificada pela pasta no número de casos da doença no Sudeste. “Em especial no estado de São Paulo e um pouco no Paraná também”, destacou.

“Desde julho do ano passado, mês a mês, está crescendo a detecção do sorotipo 3 Brasil afora. Então, em algumas localidades que ainda não registraram dengue 3, muito provavelmente, é questão de tempo, infelizmente”, concluiu Rivaldo.

Leia mais notícias

Tarifa de ônibus em Blumenau fica mais cara a partir desta segunda-feira; veja os novos valores

Vídeo: Defesa da mulher que matou companheiro a facadas em Blumenau, afirma que ela sofria violência doméstica

Moradores de Blumenau reclamam sobre falta de vacinas da dengue e idade do público-alvo; veja o que diz secretário de Saúde

Participe dos canais do Portal Alexandre José

O post Brasil encerra janeiro com mais de 180 mil casos de dengue e 38 mortes apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.