Comandante Fabiano retorna ao 22º BPM em Lajeado após 10 anos

O Tenente-Coronel Fabiano Henrique Dorneles assumiu, nesta segunda-feira (3), o comando do 22º Batalhão de Polícia Militar (22º BPM), sediado em Lajeado, no Vale do Taquari. Após uma década atuando em outras localidades, Dorneles volta à região onde já havia servido, trazendo na bagagem experiências em áreas de inteligência, comando de unidades em grandes centros urbanos e direção de penitenciária.


A trajetória do Tenente-Coronel Fabiano Dorneles

Natural de Arroio do Meio, Dorneles iniciou sua carreira há 30 anos e passou por diversos pelotões e batalhões do Estado. Suas principais atribuições incluem:

  • Pelotão em Arroio do Meio: conheceu de perto a realidade da segurança pública do Vale do Taquari.
  • Setor de Inteligência: Participou ativamente no Comando Regional de Policiamnto Ostensivo (CRPO-VT), envolvendo-se em investigações e estratégias de combate à criminalidade.
  • Diretor da Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ): Durante quatro anos, foi responsável pela maior unidade prisional do Rio Grande do Sul, que hoje abriga cerca de 2.800 detentos.
  • Comando do 21º Batalhão (Porto Alegre): Coordenou uma área extensa da capital, com cerca de 43% do território de Porto Alegre, convivendo com altas demandas de policiamento e ocorrências complexas.
  • 40º Batalhão em Teutônia: Mais recentemente, chefiou o batalhão responsável por 11 municípios da região leste do Vale do Taquari.

Com a assunção ao 22º BPM, o Tenente-Coronel celebra a proximidade com sua família, que reside em Arroio do Meio. “Voltar a Lajeado é muito importante, pois agora posso trabalhar e, ao fim do dia, retornar para a minha casa”, afirma.


O que a comunidade pode esperar do novo comandante

Para Dorneles, o foco está em proporcionar condições adequadas de trabalho aos policiais militares, pois, segundo ele, essa é a melhor forma de garantir um serviço de qualidade à população. Em suas palavras:

“Minha função principal é proporcionar aos policiais militares condições para que possam desenvolver suas atividades. Estou aqui para montar a estratégia, conciliar o que a comunidade deseja com as nossas necessidades. Paralelo a isso, os policiais precisam estar bem atendidos, porque o trabalho policial militar é muito exigente, tanto fisicamente quanto mentalmente.”

O novo comandante destaca ainda que pretende ouvir a comunidade para intensificar ações que atendam às demandas locais. “Vamos ouvir o que a comunidade está necessitando e o que a nossa tropa precisa para aprimorar os serviços prestados”, completa Dorneles.

Desafios e perspectivas para a segurança no Vale do Taquari

Com uma área extensa e diversificada, o 22º BPM enfrenta desafios que incluem:

  • Criminalidade urbana e rural, dada a mistura de áreas densamente povoadas e regiões de agricultura familiar.
  • Logística e efetivo, pois é necessário deslocar equipes em diferentes turnos para atender demandas de diversos municípios.
  • Investimento em tecnologia e inteligência policial, fundamental para mapear rotas de tráfico, furtos e roubos, além de prevenir ações criminosas.

Dorneles destaca a importância de parcerias com a sociedade, seja por meio de conselhos comunitários de segurança ou programas de integração com escolas e associações de bairro. O objetivo é aproximar a BM da população, criando um canal de comunicação que facilite a identificação de problemas e a adoção de soluções efetivas.

IPTU Lajeado cidade aerea – Arquivo – agoranovale-lajeado

Conheça o 22º BPM e sua área de atuação

Atualmente, o 22º Batalhão de Polícia Militar possui responsabilidade territorial sobre 20 municípios, organizados em quatro companhias:

  1. 1ª Companhia – Sede em Lajeado
    • Abrange: Lajeado, Cruzeiro do Sul, Santa Clara do Sul, Forquetinha, Sério e Canudos do Vale.
  2. 2ª Companhia – Sede em Encantado
    • Abrange: Encantado, Roca Sales, Muçum, Vespasiano Corrêa, Nova Bréscia, Relvado, Doutor Ricardo e Coqueiro Baixo.
  3. 3ª Companhia – Sede em Arroio do Meio
    • Abrange: Arroio do Meio, Capitão, Marques de Souza, Progresso, Travesseiro e Pouso Novo.
  4. 4ª Companhia – (Responsável por demais áreas e setores de apoio no batalhão, conforme estrutura interna)

Ao assumir o comando, Fabiano Dorneles reforça o compromisso de manter um policiamento próximo e eficiente, integrando policiais e população para reduzir índices de criminalidade e promover a sensação de segurança.


Palavras finais do Tenente-Coronel Fabiano Dorneles

“Sempre tentamos fazer o melhor, fazendo o máximo possível. Voltar ao Vale do Taquari, onde moro, me dá a oportunidade de cuidar da segurança da minha própria região. Quero reforçar que a sede é em Lajeado, mas nossa responsabilidade se estende a todos os 20 municípios que compõem a área do 22º BPM. Vamos trabalhar para melhorar a qualidade de vida de toda a população, sempre contando com a colaboração de todos.”

The post Comandante Fabiano retorna ao 22º BPM em Lajeado após 10 anos appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.