PARAÍBA NO PODER: com votação histórica, Hugo Motta é eleito presidente da Câmara e se torna o mais jovem a ocupar o cargo

Siga @radiopiranhas

Publicado em: 1 fev 2025

O deputado Federal paraibano Hugo Motta foi eleito, neste sábado, 1º, presidente da Câmara dos Deputados, sucedendo Arthur Lira. Aos 35 anos, Motta se torna o mais jovem parlamentar a assumir o comando da Casa desde a redemocratização. Ele recebeu 444 votos, superando com folga o mínimo necessário de 257 votos para vencer em primeiro turno.

O parlamentar foi o nome de consenso entre 17 das 20 siglas representadas na Câmara, incluindo partidos do governo e da oposição. O bloco que garantiu sua eleição reúne PT, PL, PCdoB, PV, União, PP, Republicanos, PSD, MDB, PDT, PSDB, Cidadania, PSB, Podemos, Avante, Solidariedade e PRD, totalizando 494 dos 513 deputados federais.

Na disputa, os outros candidatos, Marcel van Hattem e Pastor Henrique Vieira, receberam 31 e 22 votos, respectivamente. Houve ainda dois votos em branco.

Após o anúncio do resultado, Motta assinou o termo de posse e assumiu oficialmente o cargo. O mandato do novo presidente da Câmara vai até fevereiro de 2027, quando será realizada nova eleição para a Mesa Diretora da Casa.

Além de comandar a Câmara dos Deputados, o presidente da Casa tem papel essencial no funcionamento do Legislativo. Cabe a ele definir a pauta de votações do plenário, conduzir os trabalhos legislativos e supervisionar as comissões temáticas.

O cargo também integra o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional e é o segundo na linha sucessória da Presidência da República, atrás apenas do vice-presidente.

Trajetória política

Natural de Patos, no sertão da Paraíba, Hugo Motta vem de uma família tradicional na política. Ele iniciou sua carreira aos 21 anos, quando foi eleito deputado federal em 2010, com mais de 86 mil votos, impulsionado pelo legado de sua avó, a deputada estadual Francisca Motta, que atualmente cumpre seu sexto mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba.

Desde então, Motta construiu uma trajetória de influência dentro da Câmara. Filiado ao Republicanos desde 2019, foi líder da sigla na Casa e atuou em pautas estratégicas, ganhando a confiança de diversas bancadas. Seu pai, Nabor Wanderley, também do Republicanos, é prefeito de Patos, reforçando o peso político da família na região.

Agora, à frente da presidência da Câmara, Hugo Motta terá a missão de conduzir as pautas do Legislativo em um cenário de desafios políticos e econômicos para o país.

 

Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

source

Adicionar aos favoritos o Link permanente.