Trump assume hoje pela segunda vez a presidência dos Estados Unidos

Donald Trump assume na manhã desta segunda-feira (20), a presidência dos Estados Unidos pela segunda vez. Ele toma posse em substituição a Joe Biden, que o venceu no pleito de quatro anos atrás.

Por causa do frio intenso que toma conta de Washington D.C., a cerimônia foi transferida para um local fechado e o desfile deve ser em uma arena esportiva. Trump pediu que seu discurso de posse seja feito na Rotunda do Capitólio dos Estados Unidos.

Cerca de 220 mil pessoas com ingresso estavam estimadas para assistir à posse do terreno do Capitólio dos EUA. Agora, apenas uma fração deve ver as cerimônias dentro da arena Capital One, de 20 mil lugares.

O discurso de posse de Trump pode oferecer uma prévia do tom que ele planeja adotar nos primeiros dias de seu segundo mandato. Nas últimas semanas, o presidente desconcertou seus aliados estrangeiros ao falar sobre assumir o controle da Groenlândia e do Canal do Panamá e sobre transformar o Canadá em um estado americano.

Quebrando um protocolo de não convidar governantes do exterior para o evento e sim diplomatas que os representem, o republicano, segundo a imprensa local, enviou uma série de convites diretos a aliados. Entre eles, os presidentes Javier Milei, da Argentina, Giorgia Meloni, da Itália, e Viktor Orbán, da Hungria, além do brasileiro Jair Bolsonaro, que não irá porque está com o passaporte apreendido.

Representando o Brasil na cerimônia, estará presente a embaixadora em Washington, Maria Luiza Viotti, já que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não comparecerá. Além disso, uma comitiva de 21 parlamentares de partidos como PL, Novo, Republicanos e Podemos estão nos EUA para a posse de Trump.

Foto oficial de Trump como 47º presidente dos Estados Unidos (Foto: Divulgação)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.