EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE; ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE; MOBILIZAÇÃO SOCIAL; AÇÃO COMUNITÁRIA

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CRUZ, P. J. S. C. et al. Educação popular em saúde: princípios, desafios e perspectivas na reconstrução crítica do país. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, v. 28, p. e230550, 2024. Disponível em Scielo

O texto trata da abordagem teórico-prática da Educação Popular em Saúde (EPS), apresentando reflexões sobre construções possíveis com base nos princípios dessa filosofia. Esse processo de discussão teórica transita pelos processos educativos em saúde; pela capacidade mobilizadora da participação social e promoção de encontros humanos transformadores nos serviços de saúde; e pelas possibilidades para o presente e o futuro do Sistema Único de Saúde (SUS). Tem-se, pois, a importância da participação social nos serviços de saúde, destacando a abordagem comunitária como estratégia para potencializar o trabalho na Atenção Primária à Saúde e dinamizar a promoção e a vigilância em saúde. Desse modo, com os caminhos viabilizados e orientados pela EPS, pode-se contribuir para a construção de práticas mais democráticas e emancipadoras no SUS.

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