Invernada dos Negros, em Campos Novos, recebe benefícios da reforma agrária

s comunidades quilombolas catarinenses Invernada dos Negros, no município de Campos Novos; São Roque, em Praia Grande e Mampituba; Família Thomaz, em Treze de Maio; Campo dos Polí, em Monte Carlo; Morro do Boi, em Balneário Camboriú; e Vidal Martins, em Florianópolis, foram incluídas pelo Incra no Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA).

O reconhecimento foi assegurado pela Portaria nº 937, publicada no Diário Oficial da União em 3 de janeiro. O documento autoriza o início do processo de análise do perfil socioeconômico de 200 famílias das áreas que já possuem Relatórios Técnicos de Identificação e Delimitação (RTID). Elas poderão ser beneficiadas com políticas públicas, como os créditos do Incra para apoio à produção.

“Esse importante passo estende os benefícios da reforma agrária às comunidades quilombolas que estão sendo reconhecidas pelo Incra. A ação valoriza o papel dessas famílias na produção de alimentos de qualidade”, comemora o superintendente regional do Incra em Santa Catarina, Dirceu Dresch.

Pré-requisitos

Para receber os benefícios, as famílias devem ter inscrição ativa e atualizada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Além disso, não poderão se enquadrar entre as vedações constantes do art. 7º do Decreto nº 9.311/2018: ser ocupante de cargo, emprego ou função pública remunerada fora da comunidade; e ter sido excluído ou se afastado de programa de reforma agrária, de regularização fundiária ou de crédito fundiário, sem consentimento do seu órgão executor.

Também é excluído quem for proprietário rural, proprietário, quotista ou acionista de sociedade empresária em atividade, exceto Microempreendedor Individual (MEI); for menor de 18 anos não emancipado ou auferir renda proveniente de atividade não agrícola superior a três salários mínimos mensais ou a um salário mínimo per capita.

O processo de seleção acontece por meio da Plataforma de Governança Territorial (PGT) do Incra, onde foram armazenadas as informações das unidades familiares cadastradas pelos técnicos em visita às comunidades.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.