Antiga Casa Lerner em Curitiba vai virar espaço dedicado a games e arte digital; entenda


Estúdio Riachuelo vai integrar um corredor cultural que irá conectar o Cine Passeio ao complexo Solar do Barão. Restauração da casa histórica
Quem passa pela Rua Riachuelo, no Centro de Curitiba, deve ter percebido que a antiga Casa Lerner está em fase de restauração. A residência, construída no início do século 20, dará espaço a um polo voltado para produção e divulgação de games, animação e ilustração digital na capital.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
O Estúdio Riachuelo vai integrar um corredor cultural que irá conectar, segundo a Prefeitura de Curitiba, o Cine Passeio ao complexo Solar do Barão, onde estão a Gibiteca e os museus da Fotografia e da Gravura.
De acordo com Fulvio Pacheco, coordenador do estúdio, o espaço vai contar com cursos gratuitos e pagos voltados à arte digital, como ilustração digital, games, webquadradinhos, entre outros. As inscrições começam em fevereiro.
As obras estão em andamento desde agosto de 2023. Inicialmente, a previsão de entrega era agosto de 2024, mas devido às chuvas o cronograma de obras atrasou. A nova previsão é que até fevereiro o estúdio fique pronto.
Confira como deve ficar o Estúdio Riachuelo
Leia também:
Homicídio: Homem em suspeita de surto sobe em casa, é estrangulado e jogado do telhado
Vídeo: Pessoas arrombam caminhão tombado e ‘abraçam’ pedaços de carne enquanto saqueiam carga
Susto: Moradores veem ‘corpo’ boiando em lago e bombeiros descobrem ser peixe preso em calça
Casa Lerner foi desapropriada pela prefeitura em 2022
A histórica residência foi construída pela família de Israel Chaim Lerner e acolhia imigrantes judeus recém-chegados à capital paranaense na década de 20.
A casa ficou fechada durante anos, sem uso e sem conversão. Em 2022, o espaço foi desapropriado pela Prefeitura de Curitiba e, em 2023, começaram as obras para o Estúdio Riachuelo.
Casa Lerner
DivulgaçãO/Fundação Cultura de Curitiba
O projeto, que é coordenado Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) e pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), tem o investimento de R$ 1,7 milhão.
Initial plugin text
*Com colaboração de Matheus Karam, estagiário do g1 Paraná.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias em g1 Paraná.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.