Anvisa volta a proibir venda de álcool líquido 70% em estabelecimentos comerciais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou que, a partir do dia 30 de abril, a venda de álcool líquido 70% em mercados e farmácias será novamente proibida em todo o Brasil. Essa medida marca o fim da liberação temporária concedida durante a pandemia de covid-19, que permitiu a comercialização do produto ao público geral. A partir dessa data, somente o álcool em gel continuará disponível para venda.

A decisão de proibir a venda do álcool líquido foi originalmente tomada em 2002, devido a uma série de acidentes relacionados ao seu uso. O Conselho Federal de Química, representado pelo conselheiro Ubiracir Lima, esclarece que a eficácia do álcool líquido na limpeza é comparável à do álcool em gel. Lima também destaca que existem outros produtos aprovados pela Anvisa que podem ser utilizados na higienização do lar.

No entanto, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) manifestou sua oposição à medida, argumentando que a proibição privará os consumidores de um produto com melhor custo-benefício. A Abras revelou que vem dialogando com a Anvisa desde dezembro, em resposta à demanda dos consumidores e à escassez de álcool líquido nos supermercados.

Os estabelecimentos comerciais têm até o final deste mês para esgotar seus estoques de álcool líquido 70%. Após essa data, a comercialização do produto será restrita, permanecendo apenas o álcool em gel como opção para os consumidores.

Fonte: Agência Brasil

The post Anvisa volta a proibir venda de álcool líquido 70% em estabelecimentos comerciais appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.