Inmetro volta a exigir divulgação de peso do prato em estabelecimentos de SC que vendem comida a quilo

O Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) voltou a exigir a divulgação de peso do prato nos estabelecimentos que vendem comida a quilo. A medida foi publicada por meio da portaria 563/2023.

De acordo com o texto, todos os estabelecimentos que comercializam comida por quilo para consumo imediato precisam fixar, em local visível, informações sobre o peso dos recipientes utilizados pelos consumidores na hora da refeição. As taras exibidas na informação visual deverão ser as mesmas indicadas na balança, no ato da comercialização.

O presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto, considera que a retomada destas exigências é uma garantia para que o consumidor pague apenas pelo alimento que está comprando, e não pelo recipiente. “Aqui em Santa Catarina, seguindo determinação do governador Jorginho Mello, estamos fazendo um trabalho de orientação na primeira visita, com o objetivo de apoiar as empresas, para que possam se adequar da melhor forma possível”, frisa o presidente.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

O Imetro-SC alerta que, além da necessidade do cartaz com letras de no mínimo 5 centímetros. A Portaria obriga que a balança utilizada tenha três indicações: peso líquido dos alimentos, preço por unidade de peso e preço a pagar. A portaria pode ser conferida clicando aqui.

Foto: Divulgação/Imetro SC

Leia mais notícias de Blumenau e região:

Polícia apreende cerca de R$ 3 milhões em mercadorias falsificadas em Blumenau; entenda

Polícia apreende cerca de 4,5 toneladas de pescados clandestinos em Massaranduba

Transporte Coletivo de Blumenau tem ajustes nos horários a partir deste fim de semana; veja

O post Inmetro volta a exigir divulgação de peso do prato em estabelecimentos de SC que vendem comida a quilo apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.