Retrospectiva Balneário Camboriú 2024: Política

A Retrospectiva do Ano é uma oportunidade para avaliar o que deu certo, comemorar as conquistas, refletir sobre o que precisa melhorar, é uma ‘viagem no tempo’ de um ano que está terminando. 

O jornal Página 3 divulga a retrospectiva do ano ouvindo representantes de vários setores da cidade, abrindo um espaço para aplaudir o que funcionou, avaliar o que não deu certo e o que faltou, planejar para melhorar. Quem avalia são os figurantes, diretos ou indiretos, que atuaram na vida da cidade, que acompanharam de perto tudo o que aconteceu em 2024 em Balneário Camboriú.

Na última semana do ano, o jornal Página 3 estará divulgando retrospectivas sobre: Política, Cultura, Esporte, Cidade, Imagens, Comunicação, Redes Sociais, Instituições Sociais, Instituições não governamentais. 

Essa reportagem avalia como foi o cenário político. 

Todos os atuais vereadores (legislatura 2020/2024) foram convidados a participar, bem como o prefeito Fabrício Oliveira (ele não retornou o contato da reportagem). 

Todos responderam como definiriam o ano político de 2024 em Balneário Camboriú e o que gostariam de destacar. 

Juliana Pavan, vereadora em exercício e prefeita eleita

(Divulgação)

“Eu falei até na minha diplomação sobre isso – o processo eleitoral em Balneário Camboriú não trouxe um bom exemplo para o estado de Santa Catarina, pois infelizmente nós tivemos uma condução por parte do nosso adversário, que nós encontrávamos nele o ódio, a raiva, a mentira e o desequilíbrio. Porém, agradeço todo o processo conduzido pela Justiça Eleitoral, que agiu de uma forma brilhante, mas infelizmente aconteceram essas situações. E nós estávamos lá, respondendo tudo isso com muito trabalho, com muito foco, com muita esperança de que realmente as pessoas pudessem depositar na urna a sua vontade e foi o que aconteceu. 

Resumindo, o ano político em 2024, não deixou uma marca positiva, um bom exemplo, mas a resposta veio na urna. 

Com certeza o destaque do ano foi a escolha da população de Balneário Camboriú seguir em frente por um caminho melhor e agradeço profundamente a confiança depositada no nosso nome. 

Vamos retribuir com muito trabalho, com muito foco, em resultados, pois Balneário Camboriú não tem tempo a perder. Nós precisamos dar agilidade na entrega do serviço público, a prefeitura precisa ser uma facilitadora na vida do cidadão e não mais um entrave, um problema e é pra isso que nós fomos eleitos, para trazer realmente essa agilidade, essa otimização nos trabalhos que são oferecidos no serviço público pro povo de Balneário Camboriú. Realmente foi um ano desafiador, onde eu saio do Legislativo, que foi o meu primeiro ato como pessoa pública. Me despeço da Câmara de Vereadores como vereadora, mas já avisei que estarei atenta aos trabalhos da Câmara, porque acredito que é importante você trabalhar com parceria. 

Claro, a Câmara de Vereadores tem a sua autonomia, precisamos respeitar, assim como o Poder Executivo, Poder Judiciário, mas é importante o gestor público, eu como prefeita, estar atenta ao que acontece na Câmara de Vereadores, porque através das indicações, os apontamentos que são feitos na tribuna, que nós conseguimos conduzir os trabalhos no governo. 

Estarei atenta aos pedidos de informação, porque eu já estive na Câmara de Vereadores, sei como funciona, e, com certeza, vamos manter o respeito com os senhores e as senhoras vereadoras, independente dos seus posicionamentos políticos. Acredito que precisamos defender agora uma única bandeira, que é a de Balneário Camboriú e estaremos todos juntos trabalhando pelo progresso e o crescimento da nossa cidade”. 


Nilson Probst, vice-prefeito eleito de Balneário Camboriú

(Divulgação)

“Finalizamos o ano de 2024 cumprindo nosso quarto mandato como vereador, com o compromisso de atender as demandas da população de Balneário Camboriú. 

Este foi um ano de intensos debates e avanços importantes, sempre com foco em construir uma cidade mais inclusiva, justa e acolhedora. 

Trabalhamos para que as políticas públicas refletissem as reais necessidades dos moradores de Balneário Camboriú, e espero que tenhamos correspondido às expectativas de quem confiou em nós. Agora, encerramos este ciclo com a satisfação do dever cumprido e a convicção de que é possível fazer mais pela nossa cidade. 

Estamos nos preparando para uma nova etapa, assumindo o desafio de contribuir ainda mais no Executivo, sempre com o mesmo propósito de servir e transformar nossa cidade em um lugar cada vez melhor para todos”. 


Claudir Maciel, foi candidato a prefeito e será secretário da Pessoa Idosa no governo de Juliana Pavan

(Divulgação)

“A prefeitura terá compromisso de resolver grandes problemas que se arrastam há anos e o destino colocou pai e filha no comando das duas prefeituras, será a oportunidade de realmente avançarmos nessas questões que esperam solução. O ponto principal foi a eleição, foi o ponto alto de 2024″.


Allan Muller Schroeder, presidente do PDT e futuro presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú

(Divulgação)

“Eu definiria o ano político de 2024 de Balneário Camboriú como…vitorioso! Vitorioso porque o povo chamado a decidir sobre seu destino escolheu por fim a um ciclo político que já tinha dado o que poderia dar e já se encontrava desgastado, deixando como legado a destruição do CIEP, o que resume talvez essa gestão que se encerra. 

Mas ao mesmo tempo vitorioso pois esse mesmo povo, exercendo seu direito democrático ao voto, elegeu não somente a primeira mulher prefeita de nossa história, mas acima de tudo um projeto que se apresentou voltado para as pessoas que aqui vivem, para os trabalhadores, para os bairros, sinalizando que o poder público tem obrigação de olhar e priorizar em suas políticas aqueles que mais precisam. Falando um pouco mais de nós, também um ano vitorioso, pois nosso PDT mais uma vez fez história, vencendo também nas urnas, elegendo a vereadora Ciça Müller, que irá representar nossas pautas no Legislativo Municipal a partir de 2025, batalhando por bandeiras como igualdade de gênero, educação integral, sustentabilidade, economia criativa e cultura. 

Por falar em cultura, mais um motivo para agradecer o nosso ano vitorioso, recebemos o convite do desafio de estar a partir de janeiro de 2025 na presidência da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, um orgulho pessoal de poder mais uma vez contribuir com a nossa cidade, em uma pasta tão importante, não só para reafirmamos que nossa cidade tem cultura, tem raízes e tem história, cabendo nosso desafio levar essa riqueza de produção cultural para as famílias trabalhadoras e para todos os bairros do município”. 


Carlos Humberto Metzner Silva, deputado

(Divulgação)

“Ano de eleição é sempre movimentado na política e esse ano não foi diferente. Primeiro foram as expectativas para definição dos candidatos, o PT, PSD, PP e NOVO já estavam mais adiantados, e o que ficou para ser definido foi PL e MDB. 

O MDB esperou para decidir após o PL, e o PL (meu partido) abdicou de continuar administrando a cidade, o atual presidente do partido e quase ex prefeito municipal deu aula de como tumultuar e perder, se articulou mal, impediu que o candidato natural e mais forte, deputado Carlos Humberto concorresse, e com isso garantiu o apoio de importantes siglas como MDB e PODEMOS para Juliana Pavan (PSD).

Ela foi sem dúvida, a melhor candidata que se apresentou na eleição, preparada e combativa, bem diferente da invenção do PL de última hora, que mostrou a fragilidade, arrogância, e desarticulação do quase ex prefeito municipal, que deixa de ser uma liderança de peso e significância na cidade e região, posição que agora será ocupada mais uma vez pela família Pavan por merecimento. 

Eu e os filiados do partido Liberal em quase sua totalidade estivemos na eleições com a prefeita Juliana, temos agora um compromisso com ela para gestão e futuro, estamos satisfeitos com a liderança dela, acreditamos na equipe montada e no futuro governo, achamos que ela tem uma oportunidade de junto com seu pai pensarem as duas cidades juntas, algo que será muito bom se bem feito e aplicado. 

Eu continuarei na Assembleia Legislativa ajudando Balneário Camboriú e o Estado, tenho orgulho de estar fazendo um trabalho sério que tem ajudado nossas cidades, agora em parceria com a família Pavan quero ajudar ainda mais, acredito nessa parceria, infelizmente nosso parceiro do passado se mostrou fraco no fim, talvez a vaidade do poder o impediu de enxergar o óbvio, na política temos que cumprir compromissos.

Por fim, um ciclo se encerrou em Balneário Camboriú, depois de 16 anos o PL 22 deixa de compor a majoritária na cidade, exatamente no ano em que o grupo que tocou o partido nestes anos todos foi retirado à força da sigla, dando espaço para derrota e vergonha”. 


Marisa Zanoni, foi candidata a prefeitura de Balneário Camboriú pelo PT

(Divulgação)

“Eu definiria o ano de 2024 com os versos de Guimarães Rosa – “A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”. 

Daí 2024 ser inquietante, não só por ser um ano de definições eleitorais, mas porque os resultados apontam marcas e nuances das estruturas sociais, políticas, econômicas, ambientais e, por conseguinte, as tarefas que temos enquanto sociedade. 

A nossa querida Balneário Camboriú, é reflexo de uma confluência de interesses, especulações econômicas, especialmente imobiliária – é um pequeno território em disputa constante, da qual resulta contradições profundas:  na “cidade dos sonhos” e em uma realidade que marginaliza e invisibiliza boa parte da sociedade, das suas origens, da sua identidade o que gera um sentimento de não pertencimento. Então, parece que somos todos “forasteiros” e, de certo modo, espelho/reflexo da emblemática eleição de um sujeito totalmente desconectado com a cidade neste 2024. 

Entretanto, reinventamos também em 2024 a esperança porque percebemos, na caminhada da campanha, que há espaço para pensarmos na construção de uma cidade inclusiva, respeitosa com a diversidade, com a mulheres e crianças, em uma educação libertadora, em uma cultura viva, uma saúde humanizada, em moradia popular, ou seja, há espaço para as  pautas progressistas. 

Assim, caminhamos para 2025 com a coragem que é ancorada por uma crença inabalável de uma coletividade que sabe ser generosa e profundamente esperançosa na construção de dias melhores”. 


Alessandro Kuehne ‘Teco’, vereador reeleito pelo DC

(Divulgação)

“O ano de 2024 foi desafiador e gratificante, especialmente devido ao processo eleitoral. Trabalhei com dedicação para transformar a experiência adquirida na legislatura em ações que refletissem as necessidades da nossa comunidade, o que resultou na conquista da 11ª vaga. 

No próximo mandato, meu compromisso será fortalecer o novo governo e buscar soluções para os principais desafios da nossa cidade. 

A aprovação do Plano Diretor será fundamental para garantir o desenvolvimento sustentável, assim como resolver pendências no tratamento de esgoto e nas condições do Hospital Ruth Cardoso. 

Além disso, é urgente a criação de uma segunda unidade do Conselho Tutelar na região sul, ampliando o atendimento a crianças e adolescentes em uma cidade que já ultrapassa 150 mil habitantes. 

Sou grato pelos mil votos recebidos e continuarei trabalhando com ética, responsabilidade e dedicação para honrar a confiança da nossa população. Desejo a todos um Natal abençoado e um 2025 repleto de paz e realizações”. 


André Meirinho, foi vereador na legislatura 2020/2024 e concorreu à prefeitura pelo PP

(Divulgação)

“2024 foi um ano político marcante para Balneário Camboriú e, sem dúvida, um dos mais intensos da minha vida. Ter sido candidato a prefeito foi uma experiência intensa e de convicção da busca do bem da cidade. 

Mesmo sem alcançar o resultado nas urnas, pude ouvir mais de perto as demandas da população, apresentar uma alternativa para cuidar do presente e futuro da cidade e marcar a história ao colocar o 11 na telinha depois de mais de 40 anos sem o partido ter candidato a prefeito. 

Essa campanha reforçou meu compromisso com Balneário Camboriú e com o que acredito ser o melhor para o futuro do nosso povo. 

Este ano também marca o fim do meu mandato como vereador, depois de mais de oito anos (dois mandatos eleito e período de suplência), encerrando um ciclo de muita dedicação e trabalho pela cidade que tanto amo. 

Passa um filme na cabeça ao lembrar de cada projeto, de cada conquista. 

Destaco, em especial neste ano, o projeto aprovado que cria os bairros de Laranjeiras, Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho, a conquista de emenda de R$ 1 milhão com Senador Amin para Saúde e Inovação e a luta incansável contra o sistema na CPI do Saneamento, defendendo a balneabilidade, meio ambiente, saúde pública, economia, turismo e reputação da nossa cidade. O desenvolvimento sustentável foi uma das prioridades do mandato. 

A aprovação da Lei de Segurança Hídrica, foi um grande marco também na defesa do Rio Camboriú, destaco também a Lei do Programa de Metas para os prefeitos, a Lei de Inovação, Ciência e Tecnologia, entre tantas outras, pois pensar no futuro da nossa cidade é essencial. 

Encerro este mandato com o sentimento de missão cumprida, satisfeito por ter me dedicado e contribuído com Balneário Camboriú e as presentes e futuras gerações”. 


Eduardo Zanatta, vereador reeleito pelo PT

(Divulgação)

“Reelegemos o nosso mandato e fizemos a maior votação da história do PT em Balneário Camboriú. Foi a maior votação proporcional de um candidato da esquerda em Santa Catarina. 

A nossa vitória contrastou com a derrota do PL na cidade e o radicalismo de extrema-direita do prefeito. 

A votação expressiva é resultado de muito trabalho durante os quatro anos do mandato. 

Em 2024, tornamos realidade a distribuição dos medicamentos à base de Cannabis, através de uma parceria com a Associação Santa Cannabis e a Associação de Fibromialgia, atendendo 25 mulheres todos os meses. Conquistamos uma Nova UBS e um Novo CAPS com o governo Lula, através do PAC. 

Aprovamos 6 emendas na Lei Orçamentária Anual para a educação, garantindo recursos para a formação de professores e a ampliação de Núcleos de Educação Infantil. 

Buscarei no próximo ano a aprovação do projeto de lei “Tarifa Zero é Mais”, que coloca o transporte coletivo com tarifa zero como uma política pública permanente e fortalecer os grupos temáticos que organizamos durante o mandato para orientar as políticas que apresentamos em áreas como educação, saúde, mobilidade urbana e moradia. 

Vamos entrar no próximo ano comprometidos com o desenvolvimento sustentável e inclusivo para todos os moradores de Balneário Camboriú”.


Elizeu Pereira, vereador reeleito pelo MDB

(Divulgação)

“O ano político de 2024 em Balneário Camboriú foi marcado por importantes transformações e decisões que definiram os rumos da nossa amada cidade. 

O período eleitoral foi especialmente significativo, reafirmando a confiança da população nos seus representantes. Sinto-me honrado por ter recebido 1.110 votos para a minha reeleição como vereador, o que reforça o meu compromisso em continuar trabalhando para o bem de nossa cidade. 

Este ano também foi de suma importância para o meu mandato, pois um projeto de minha autoria, criado em 2022, foi sancionado em 2024. Trata-se do projeto de lei que dispõe sobre o fornecimento de medicamentos aos idosos, às crianças e aos adolescentes na rede pública de saúde. Um grande avanço para a saúde e o bem-estar dos nossos munícipes. Além disso, 2024 entrou para a história com a eleição da primeira prefeita mulher de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, com 29.495 votos. Um marco de representatividade que traz uma nova perspectiva e esperança para o mandato que se inicia em 2025. Um ano de desafios e conquistas que consolidaram o avanço político e social da nossa cidade”.


Gelson Rodrigues, foi vereador na legislatura que terminou em 2024, pelo Cidadania

(Divulgação)

“O ano de 2024 foi marcado por um cenário político dinâmico e de grande relevância para Balneário Camboriú, com diversas iniciativas de diálogo e avanço nas questões municipais. 

No final de 2023 fui nomeado Secretário de Articulação Governamental e o meu trabalho foi pautado pelo estreitamento das relações entre o Executivo e o Legislativo, buscando sempre atender às necessidades da população e fomentar o desenvolvimento da cidade. 

Em abril retornei à vereança e também a função de Líder do Governo do Prefeito Fabrício Oliveira na Câmara de Vereadores. Esse papel envolveu a mediação de divergências, a construção de consensos e a defesa dos interesses do município, sempre com foco na melhoria dos serviços prestados à população e a sua qualidade de vida. 

De abril a dezembro de 2024, desempenhei um papel ativo na apresentação de diversas indicações e requerimentos ao Executivo, como também projetos de lei, me mantendo ativo na busca por melhorias para Balneário Camboriú e seus cidadãos. 

Além disso, diversas moções foram apresentadas, destacando a atuação de cidadãos e empresas que se destacaram pelo seu trabalho em prol da comunidade. Termino o mandato com o sentimento de dever cumprido e agradeço a oportunidade de ter contribuído para a construção de um município ainda melhor”.


Lucas Gotardo, foi vereador na legislatura que terminou em 2024 e concorreu ao governo municipal pelo Novo

(Divulgação)

“Este ano foi cheio de desafios, mas também de muitas conquistas que marcaram a minha trajetória política. Tivemos a oportunidade de intermediar mais de R$ 1 milhão em emendas para instituições que realmente transformam vidas aqui em Balneário Camboriú. 

Também aprovamos o projeto que obriga a publicação de todas as auditorias realizadas pela Controladoria Geral do Município no Portal da Transparência – um avanço enorme para a fiscalização e a transparência pública. 

Além disso, foi aprovado o projeto que garante conselhos municipais com paridade entre sociedade civil e poder público, fortalecendo a democracia participativa e a transparência. 

Na política, vivi momentos intensos. Participei do processo eleitoral como candidato a prefeito e tive a honra de receber 6.110 votos de confiança. Sou imensamente grato a cada pessoa que acreditou nesse projeto. 

Além disso, conseguimos eleger o vereador Naifer, que agora carrega as bandeiras do Partido Novo na Câmara, garantindo que nossa luta por renovação e eficiência continue. 

Não poderia deixar de destacar a CPI do Saneamento, a principal batalha deste ano. O relatório aprovado indica que deve ser apurado que o ex-diretor geral da EMASA, Douglas Beber, o ex-diretor técnico Sérgio Juk e a empresa SubMar sejam responsabilizados. Foi um trabalho intenso que trouxe resultados importantes para a nossa cidade. Quero aproveitar para agradecer a cada pessoa que me acompanhou ao longo deste ano. Mesmo com o fim do meu mandato como vereador, o trabalho não vai parar”.


Marcelo Achutti, vereador reeleito pelo MDB

(Divulgação)

“O ano de 2024 foi de muitos desafios, conseguimos aprovar na Câmara de Vereadores projetos importantes que tramitam há anos na Casa, como o que diminui o recesso legislativo de 60 para 30 dias, iniciando já a partir de janeiro de 2025. Esta lei é para mim motivo de grande orgulho, porque o trabalhador comum não tem este privilégio de poder ficar mais de dois meses em férias. 

Outra proposta que considero desafiadora e também consegui o apoio dos meus pares na aprovação, foi o projeto que proíbe multas de trânsito, através de câmeras de monitoramento no estacionamento rotativo. 

Neste mesmo sentido, temos tramitando na Casa desde 2021, um projeto que proíbe a aplicação de multas de trânsito. Tivemos grandes embates no plenário e sempre me pautei nos posicionamentos, visando o desenvolvimento desta cidade maravilhosa e muito ainda temos por fazer. 

Ingresso para o meu quarto mandato com mais experiência e seguindo sempre à disposição da comunidade que pode conhecer o nosso trabalho através das redes sociais ou fazendo uma visita no nosso gabinete que está sempre de portas abertas para bem receber a população”.


Patrick Machado, foi vereador na legislatura que terminou em 2024, pelo PDT

(Divulgação)

“O ano de 2024 foi de muito trabalho, fiscalização e cobranças em prol da nossa cidade. Dentro de tantas ações realizadas, destaco três fatos marcantes do meu mandato neste ano. 

Primeiro, a criação do Dia do Migrante Nordestino, uma conquista que reconhece e celebra a importância da comunidade nordestina na construção cultural, social e econômica de Balneário Camboriú. Os migrantes nordestinos trouxeram sua força de trabalho, seus valores e tradições, contribuindo para o desenvolvimento da nossa cidade e enriquecendo sua diversidade cultural. 

O segundo destaque é a Emenda Impositiva 1701, no valor de R$ 150.200,00 (cento e cinquenta mil e duzentos reais), destinada à ABC do Voleibol, que foi viabilizada pelo Deputado Estadual Rodrigo Minotto (PDT). Essa conquista representa um importante investimento no esporte local, fortalecendo as ações voltadas ao desenvolvimento do vôlei em Balneário Camboriú e promovendo oportunidades para nossos jovens atletas. 

Por fim, destaco que, graças à minha articulação e ao apoio generoso dos empresários Julian Piccoli e Luciana Piccoli, a Associação FibroCamboriú foi contemplada com um equipamento que associa laser e ultrassom. Esse aparelho representa uma verdadeira esperança para as pessoas que convivem com a fibromialgia, oferecendo uma alternativa moderna e eficaz no tratamento e controle da dor. A conquista reforça nosso compromisso com a saúde e a qualidade de vida, trazendo alívio e dignidade para quem enfrenta diariamente os desafios dessa condição. 

Encerramos 2024 com a certeza de que foi um ano de avanços significativos para Balneário Camboriú. Cada uma dessas conquistas reflete o compromisso de um mandato dedicado a ouvir as demandas da comunidade e a buscar soluções que façam a diferença na vida das pessoas. Seja valorizando nossa diversidade cultural, fortalecendo o esporte ou promovendo melhorias na saúde, seguimos firmes no propósito de construir uma cidade mais inclusiva, justa e cheia de oportunidades. O trabalho continua, e estou confiante de que juntos podemos fazer ainda mais”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.