‘Vamos projetar o futuro’, diz Presidente do Senado Federal e Congresso Nacional em visita ao AP


Rodrigo Pacheco realizou uma visita institucional ao Palácio do Setentrião a convite do Senador Davi Alcolumbre para balanço de gestão e parcerias com o estado. Entre as tratativas, foi fortalecida a pesquisa sobre o petróleo na Foz do Amazonas. Rodrigo Pacheco durante visita ao Amapá
João Pantoja/Rede Amazônica
Nesta segunda-feira (23), o presidente do Senado Federal e Congresso Nacional, o mineiro Rodrigo Pacheco, visitou o Palácio do Setentrião em Macapá, capital do Amapá, à convite do senador Davi Alcolumbre.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Foram abordadas com os representantes do Amapá, as questões relacionadas ao balanço de gestão e reafirmação de parcerias com o estado além das tratativas para a pesquisa de petróleo na Foz do Amazonas.
A visita é parte da agenda de fim de ano do presidente do senado, como parte do encerramento do mandato que acontece no mês de fevereiro de 2025.
Estiveram presentes diversos representantes de diferentes setores do estado, desde a Secretaria de Justiça e Segurança Pública, Assembleia Legislativa do Amapá, Tribunal de Contas, e contou com a presença do senador Davi Alcolumbre, Ministro da Integração e Desenvolvimento Waldez Góes e o Governador do Estado Clécio Luís.
Rodrigo Pacheco que sucedeu o cargo de Davi Alcolumbre disse à Rede Amazônica, que após o seu mandato, Davi deve assumir novamente o congresso, o que contribui para ascensão do estado principalmente se tratando de novas possibilidades e exploração de riquezas que resultam na expansão econômica.
“Essa é uma visita para além da minha satisfação pessoal, é uma obrigação institucional que eu tenho de ao encerrar meu ciclo de 4 anos na presidência do senado e visitar um estado que foi muito importante pra mim no senado federal, desde a minha assunção à presidência do senado em 2021 apoiado precipuamente pelo então presidente Davi Alcolumbre que é do estado”, contou.
Pacheco destacou ainda a importância de um representante amapaense no congresso que segundo o mesmo é um fator essencial para um maior avanço.
“O estado do Amapá ganhará muito tendo um dos seus representantes como presidente do senado e do Congresso Nacional Brasileiro, seguramente toda a evolução do estado. Ter um representante do Amapá no mais alto cargo do poder legislativo nacional é motivo de honra e uma grande oportunidade para a evolução do estado”, continuou.
Reunião com autoridades aconteceu no Palácio do Setentrião, no Centro de Macapá
João Pantoja/Rede Amazônica
Em questão à exploração do petróleo na Foz do Amazonas, Pacheco disse que a pesquisa é de relevância nacional e contribui para a transição energética.
“É inegável a necessidade de fazer essa exploração, não só para o Amapá mas para o Brasil que já tem suas reservas de petróleo muito precárias e precisa nessa transição energética que depende muito de petróleo e esse petróleo está no Amapá. Isso é uma grande oportunidade que o estado tem”, finalizou.
O governador do Amapá, Clécio Luís, contou que as mudanças no estado são parte de um esforço concentrado para melhorias na estado.
“Quem foi para qualquer município do estado há 6, 8 anos atrás e voltou agora, vê as transformações que todos eles passaram. […] Houve um ambiente político criado que favoreceu com que todos os 16 municípios do Amapá se desenvolvessem, de Macapá ao Oiapoque, de Cutias ao Jari. A presença dele aqui no estado fala sobre a necessidade, sobre o apoio à pesquisa e depois consequentemente a produção de petróleo no Amapá que também é algo importante para o avanço do ambiente político”, contou.
Governador do Amapá falou sobre relevância da exploração de petróleo para o estado
João Pantoja/Rede Amazônica
Davi Alcolumbre contou que o apoio de Rodrigo Pacheco para suceder o cargo no congresso é essencial, exclusivamente pensando no crescimento do Amapá
“Na nossa sucessão, o presidente Rodrigo Pacheco foi o escolhido, e ele conseguiu a partir do impedimento de uma decisão judicial, imprimir o ritmo no senado federal e no congresso nacional e mesmo vindo de Minas Gerais, nunca esqueceu do Amapá” disse o senador.
Senador Davi Alcolumbre deve suceder o cargo de Rodrigo Pacheco
João Pantoja/Rede Amazônica
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.