PF prende operador de desvios de emendas, agente federal, mais dois

Acompanhe a Radio Piranhas FM
Pelo Radiosnet
https://www.radios.com.br/aovivo/radio-piranhas-fm/52156

A Polícia Federal (PF) prendeu um suspeito de operar o esquema de cerca de R$ 1,4 bilhão desviados de emendas parlamentares com envolvimento do empresário Marcos Moura, conhecido como “Rei do Lixo”. A 2ª fase da Operação Overclean, deflagrada nesta segunda-feira (23), na Bahia e em Brasília (DF), ainda prendeu um agente da PF, o vice-prefeito de Lauro de Freitas, e o secretário de mobilidade e ex-chefe de gabinete de Vitória da Conquista.

Esta segunda etapa da Overclean investiga parte do esquema de pagamento de propina, envolvendo empresários e agentes públicos nos municípios baianos. E envolve o desvio de cerca de R$ 4,7 milhões, montante que é alvo de determinação de sequestro de bens e diversos veículos de luxo.

Além dos quatro mandados de prisões preventivas, a PF cumpre dez mandados de busca e apreensão em Salvador, nos municípios baianos de Lauro de Freitas e Vitória da Conquista, e na capital federal, Brasília. E ainda é cumprida uma ordem de afastamento cautelar de um servidor público de suas funções.

O esquema bilionário praticou crimes por meio de contratos fraudulentos e de obras superfaturadas financiadas por recursos indicados por integrantes do Congresso Nacional.

A prisão do agente federal decorre da identificação de que o grupo também contava com uma célula de apoio informacional, composta por policiais que repassavam informações sensíveis à organização criminosa, incluindo a identificação de agentes federais envolvidos em diligências sigilosas.

Os alvos da investigação podem responder por crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos, lavagem de dinheiro e obstrução da justiça.

Veja a lista dos alvos de mandados de prisão da 2ª fase da Overclean:

  • Operador do esquema identificado como Carlos André;
  • Vice-prefeito de Lauro de Freitas, Vidigal Cafezeiro (Republicanos);
  • Secretário de mobilidade e ex-chefe de gabinete de Vitória da Conquista, Lucas Dias, e
  • Agente da PF não identificado

O Diário do Poder não conseguiu contato com as defesas dos investigados, e fica à disposição para publicar seus posicionamentos.

 

// Load Script Denakop
var w = window.top,
d = w.document,
s = d.createElement(“script”),
b = d.head || d.getElementsByTagName(“head”)[0];
s.src = “https://v3.denakop.com/denakop.js”;
s.type = “text/javascript”;
s.async = true;
s.setAttribute(“data-cfasync”, “false”);
b.appendChild(s);
w.denakoptag = w.denakoptag || {
cmd: []
};
w.denakoptag.cmd.push(function() {
w.denakoptag.setAccountId(10529);
});

// Load Script Vidoomy
// var w2 = window.top, d2 = w2.document, s2 = d2.createElement(“script”), b2 = d2.head || d2.getElementsByTagName(“head”)[0];
// s2.src = “https://ads.vidoomy.com/diariodopoderbr_17211.js”;
// s2.type = “text/javascript”;
// s2.async = true;
// b2.appendChild(s2);

// Load Script Truvid
if (document.querySelector(‘#ddp-truvid’) && (widthScreen
source
Fonte

Diario do Poder

Adicionar aos favoritos o Link permanente.