Parque de Joinville é opção gratuita nas férias com trilhas, mirantes e educação ambiental

O Parque de Educação Ambiental Bororós está com uma novidade para o início das férias escolares: até 10 de janeiro está aberto para visitas sem a necessidade de agendamento prévio. Basta comparecer ao local nos horários definidos para o início do roteiro: às 9h, 10h30, 13h30 e 15h, de segunda a sexta-feira, na rua Bororós, 890, localizado no Distrito Industrial de Joinville.

Parque de Joinville é opção gratuita nas férias com trilhas, mirantes e educação ambiental  - Secom/Divulgação/ND

1
2

Parque de Joinville é opção gratuita nas férias com trilhas, mirantes e educação ambiental – Secom/Divulgação/ND

O Parque de Educação Ambiental Bororós está instalado em uma área de 460 mil m², que abrange o viveiro de mudas de plantas, trilhas ecológicas e mirantes - Secom/Divulgação/ND

2
2

O Parque de Educação Ambiental Bororós está instalado em uma área de 460 mil m², que abrange o viveiro de mudas de plantas, trilhas ecológicas e mirantes – Secom/Divulgação/ND

Inaugurado em dezembro de 2023, ao completar um ano do início das atividades, o Parque de Educação Ambiental Bororós já contabiliza 3.291 visitas, sendo 2.381 de escolas municipais e 910 de escolas estaduais, faculdades, empresas ou da comunidade. O espaço foi criado por meio de uma iniciativa da empresa que presta o serviço de coleta e tratamento de resíduos de Joinville, a Ambiental, em parceria com a prefeitura, com o objetivo de ampliar a educação ambiental.

Conheça os atrativos do parque de Joinville

O Parque Bororós está instalado em uma área de 460 mil m², que abrange o aterro sanitário, estrutura com auditório, viveiro de mudas de plantas, trilhas ecológicas e mirantes de contemplação das etapas de tratamento de resíduos e compostagem. “A proposta do parque é mostrar na prática como é feita a gestão de resíduos em Joinville, a tecnologia utilizada e a importância desse trabalho para a saúde da população”, comenta Ugino Nolli Júnior, diretor Financeiro da Ambiental.

Parque de Joinville é opção gratuita nas férias escolares

Para participar, basta comparecer no parque de Joinville nos horários definidos para o início do roteiro: às 9h, 10h30, 13h30 e 15h, de segunda a sexta-feira – Foto: Secom/Divulgação/ND

A inciativa conta com uma parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Joinville para receber estudantes do Ensino Fundamental e, para isso, a empresa disponibiliza o transporte para as escolas. A programação de visita ao parque inicia com uma apresentação do processo e conscientização sobre a importância da destinação e separação adequada dos resíduos. Na sequência, a visita guiada percorre as trilhas e mirantes para que o público possa visualizar a operação do complexo.

“É uma oportunidade de mostrar às crianças o tratamento feito com o resíduo depois que sai das residências e a responsabilidade socioambiental inserida em todo o processo”, destaca Nolli.

Parque de Joinville terá unidade de recuperação energética

Em 2025, o Parque de Educação Ambiental Bororós deverá ter uma novidade para a geração de energia: a URE (Unidade de Recuperação Energética), que está em construção. O espaço utilizará tecnologia inovadora de aproveitamento de resíduos sólidos para a geração de energia. A URE terá capacidade de processamento de 110 toneladas por dia, o que representa 25% do total de resíduos orgânicos produzidos em Joinville.

Para viabilizar a futura operação, o material passará por uma fase de separação, trituração e secagem, até ser transformado em combustível biossintético industrial. Esse combustível terá a função de alimentar uma caldeira de vapor que movimentará turbinas para a geração de energia elétrica.

Joinville será percussora em tecnologia inovadora

Joinville será a primeira cidade da América Latina a contar com essa tecnologia inovadora de geração de energia a partir de resíduos. A tecnologia já está disseminada em países como Japão, que conta com mais de mil unidades, e China, com mais de 600 unidades instaladas. Outros países da Ásia, Europa e América do Norte também já utilizam a tecnologia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.