Facção criminosa operava pistas de pouso para tráfico de drogas no RS

Operação Beatus: Investigação Desarticula Rota Aérea Internacional e Esquema de Lavagem de Dinheiro

O Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) deflagrou, nesta quarta-feira (11), a Operação Beatus, visando desarticular um sofisticado esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no Rio Grande do Sul. A investigação revelou que uma facção criminosa do Vale do Sinos utilizava pistas de pouso clandestinas no interior do Estado para receber carregamentos de drogas vindos da Bolívia.

Rota do tráfico internacional

A investigação identificou que a organização criminosa empregava fazendas estrategicamente localizadas no município de Garruchos, no noroeste gaúcho, para pouso de aeronaves carregadas com até 450 quilos de cocaína. Os aviões de pequeno porte, que partiam da Bolívia, possivelmente faziam escalas no Paraguai ou Argentina para reabastecimento, ou utilizavam sistemas improvisados de reabastecimento em voo.

Ao desembarcar nas fazendas, a carga era transportada por via terrestre, sendo posteriormente redistribuída em outros estados. Para reduzir os riscos de apreensão, o carregamento era dividido antes de chegar à Região Metropolitana de Porto Alegre, onde passava por processos químicos para aumentar o volume da droga antes da comercialização final.

Esquema de lavagem de dinheiro

Além da logística do tráfico, a facção contava com um elaborado sistema de lavagem de dinheiro. Empresas reais e de fachada eram usadas para ocultar a origem dos lucros ilícitos. Centenas de operações bancárias dissimuladas pulverizavam os valores entre os integrantes do grupo, enquanto bens de alto valor, como imóveis e veículos de luxo, eram adquiridos para mascarar o dinheiro sujo.

5079648_c3274d5335ff296

Patrimônio bloqueado

A Justiça determinou a indisponibilidade de 15 fazendas, avaliadas em cerca de R$ 60 milhões, além de 13 imóveis e veículos de luxo em cidades como Porto Alegre, Santo Antônio das Missões e Palmares do Sul. Segundo o Denarc, esta é a maior operação da história da Polícia Civil do RS em termos de sequestro de bens provenientes do tráfico de drogas.

Líder foragido

O homem pontado como líder da organização criminosa, continua foragido. A operação resultou na prisão de oito pessoas até o momento, mas a polícia segue em busca do principal articulador do esquema.

The post Facção criminosa operava pistas de pouso para tráfico de drogas no RS appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.