Cachorros podem sentir ‘cheiro de câncer’ na urina, diz estudo

Uma pesquisa feita por uma universidade no Reino Unido estudou o comportamento de cachorros quando o assunto é saúde. Durante o estudo, foi descoberto que o animais podem detectar o câncer, por exemplo, por meio do olfato. 

A imagem mostra um cachorro cheirando a mão de uma mulher.

A pesquisa trouxe esperança para a comunidade científica, ao descobrir que o câncer de bexiga gera um cheiro específico, e que cães treinados são capazes de reconhecê-lo. – Foto: Freepik/Reprodução ND

Segundo o estudo, cerca de um em cada quatro cachorros desenvolvem câncer durante a vida, entre eles, o de bexiga.

A imagem mostra um cachorro participante da pesquisa de câncer

A pesquisa trouxe esperança para a comunidade científica – Foto: Divulgação/University of Bristol/Reprodução ND

Cheiro de câncer

“O câncer de bexiga é uma doença difícil de diagnosticar usando métodos tradicionais, além de desagradável e intrusiva para pacientes caninos“, disse a especialista Claire Guest, cofundadora e diretora científica da Medical Detection Dogs.

A forma como esse tipo de câncer é diagnosticado é semelhante a de outros distúrbios do trato urinário, por meio da coleta da amostra de urina com agulha. Apesar disso, a forma de diagnóstico é desaconselhável, já que pode causar a disseminação do tumor no organismo.

Apesar dos desafios que a doença representa, a pesquisa trouxe esperança para a comunidade científica ao descobrir que o câncer de bexiga emite um odor específico, que cães treinados são capazes de identificar.

Cachorros detectores de câncer

Antes do estudo, já era conhecido que os cachorros poderiam detectar câncer em amostras humanas.

Então, a equipe de pesquisa da universidade acreditava que esses animais também poderiam ser capazes de sentir o cheiro em amostras de outros cães, que foi o que ocorreu.

A imagem mostra o fucinho de um cachorro.

cachorros podem detectar câncer em amostras humanas. – Foto: VMBS Texas/Reprodução ND

“Estamos muito felizes que eles tenham tido tanto sucesso em encontrar o odor do câncer de bexiga”, comemora a diretora científica Claire Guest.

Quando são diagnosticados, a doença geralmente está avançada. Por isso, existe um grande valor neste novo teste de diagnóstico precoce, que é barato, rápido e não invasivo ao animal”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.