Renato deixa comando do time gremista em 2025

Renato Portaluppi não continuará como técnico do Grêmio em 2025. A decisão foi divulgada nesta segunda-feira (9), após reunião entre o treinador e o presidente Alberto Guerra. Segundo comunicado oficial do clube, a saída foi solicitada por Renato, que encerrará sua quarta passagem no comando técnico do time ao final do Campeonato Brasileiro.

A trajetória de Renato Portaluppi no Grêmio

Contratado pela primeira vez em 2010, Renato liderou uma campanha que tirou o Grêmio da zona de rebaixamento e garantiu a vaga na Libertadores do ano seguinte. Sua segunda passagem, em 2013, resultou em um vice-campeonato no Brasileirão e em uma semifinal da Copa do Brasil. No entanto, devido a ajustes financeiros, o seu contrato não foi renovado.

O período mais marcante de Renato no Grêmio teve início em 2016, quando assumiu o tempo e conquistou a Copa do Brasil, encerrando 15 anos de jejum de títulos nacionais. No ano seguinte, o Tricolor levou o título da Libertadores, seguido pela Recopa Sul-Americana e pelo Campeonato Gaúcho em 2018. Entre 2019 e 2021, somou mais três conquistas estaduais.

Na sua volta ao clube em 2022, Renato consolidou recordes, tornando-se o técnico com mais partidas à frente do Grêmio, totalizando 805 jogos, e empatando com Foguinho em número de títulos conquistados.

Com 141 jogos na última passagem, Renato acumulou 70 vitórias, 31 empates e 40 derrotas, conquistando dois títulos estaduais e alcançando o vice-campeonato brasileiro em 2023. Em 2024, o técnico evitou o rebaixamento no Brasileirão e levou o Grêmio até as oitavas de final final da Copa do Brasil e da Libertadores.

O comunicado oficial do Grêmio

Em nota, o clube agradeceu a contribuição de Renato:
“O Grêmio comunica que o contrato do técnico Renato Portaluppi não será renovado para a próxima temporada. Em reunião com o presidente Alberto Guerra, o treinador expressou o desejo de encerrar seu ciclo no clube. Renato é um ídolo eterno como atleta e técnico, e será sempre reconhecido por sua dedicação ao Grêmio.”

Renato explicou os motivos de sua decisão:
“Fiz tudo pelo clube, trabalhei e sempre fui sincero. Preciso dar um descanso para minha cabeça. A decisão foi minha, e sei que as portas serão sempre abertas para mim. A vida segue, agora preciso de férias.”

The post Renato deixa comando do time gremista em 2025 appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.