Escritor Ricardo Medeiros lança 13º livro e reflete sobre desafios da literatura em SC

Pobreza, racismo, crianças separadas na infância, mortes e a volta por cima. Estes são alguns dos elementos do enredo do novo livro do jornalista e escritor catarinense Ricardo Medeiros em sua 13ª obra literária, “Os Filhos de Juventina”.

A nova obra de Ricardo Medeiros é inspirada na história de sua avó materna, Juventina – Foto: Reprodução NDTV RecordTV/ND

Com livros que valorizam as raízes e culturas locais, como Aldírio Simões: o manezinho-maior (2023) e Uda Gonzaga: a primeira-dama do morro da Caixa (2022), o novo trabalho do jornalista é inspirado na história de sua avó materna, Juventina.

“Ela casou aos 16 anos com Manoel Florêncio, que tinha 40 e era viúvo. Meu pai, Sebastião, foi o caçula dessa família, nascido quando Juventina tinha 43 anos e Manoel já estava com 66. É uma saga de força, sacrifício e amor, que atravessa o Oeste catarinense e Florianópolis”, explica o autor.

“Os Filhos de Juventina” é a nova obra do escritor catarinense Ricardo Medeiros – Foto: Reprodução ND Mais

A narrativa aborda momentos marcantes e difíceis enfrentados por Juventina, como a necessidade de entregar dois filhos por não conseguir sustentá-los e o assassinato de outro filho, morto aos 27 anos. Além disso, a obra aborda questões sociais e raciais que marcaram a trajetória da família.

“Minha avó era benzedeira e parteira. Ela trouxe ao mundo muitas vidas, incluindo a minha, em 1963”, destaca. “A obra traz uma montanha-russa de emoções. É um livro para provocar revolta, tristeza e alegria. Tenho certeza de que o público vai gostar e querer reler”, diz.

Ricardo Medeiros encara os desafios de ser escritor em SC

Com livros que valorizam as raízes e culturas locais, o jornalista Ricardo medeiros é autor da obra “Aldírio Simões: o manezinho-maior” – Foto: Divulgação

Com uma bem-sucedida trajetória literária, Ricardo Medeiros encara os desafios de ser escritor em Santa Catarina, como a falta de apoio financeiro. Para possibilitar o novo lançamento, o livro“Os Filhos de Juventina” já está em pré-venda pela editora Dois Por Quatro com 50% de desconto.

“Faltam apoiadores, pessoas jurídicas e físicas que banquem a viabilização da obra. Ganhar dinheiro com a publicação de livros, isso é para poucos. Mas, para mim, o importante, acima de tudo, é contribuir de alguma forma com as diversas lacunas que existem por aí”, afirma. “Isso me dá prazer e enche-me de orgulho, ajudar na preservação da memória de Florianópolis e do Estado”.

Formado em jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina, com mestrado e doutorado pela Le Mans Université, França, e já tendo lecionado em diferentes instituições de ensino superior, Ricardo Medeiros usa a sua experiência para inspirar os jovens autores.

“Antes de sair escrevendo, leia bastante. Não tenha preguiça. Leia o máximo possível. Depois, comece a escrever como se fosse um diário. Escreva de forma que as pessoas consigam imaginar cada coisa que você relatar. E mais: tenha serenidade para escrever e reescrever algo quantas vezes foi necessário”, ensina.

FICHA TÉCNICA

“Os Filhos de Juventina”
Autor: Ricardo Medeiros
Formato: 16 x 23 cm
Editora: Dois Por Quatro
Ano: 2024
Link para a pré-venda da obra

Adicionar aos favoritos o Link permanente.