Governo de Santa Catarina decreta situação de emergência por causa da dengue

O Governo de Santa Catarina decretou situação de emergência devido à epidemia de dengue no estado. O decreto foi assinado, nesta quinta-feira (22), em Joinville, pela governadora em exercício Marilisa Boehm e pela secretária de saúde Carmen Zanotto.

Desde o início do ano quase 17,6 mil casos prováveis da doença foram confirmadas, além da alta de 650% na comparação com o mesmo período de 2023. Até o momento nove mortes já foram confirmadas. Ao menos dez municípios decretaram situação de emergência, incluindo Joinville.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

“O aumento de casos em relação ao ano anterior e o elevado número de municípios infestados pelo Aedes aegypti, a ocorrência de óbitos pela doença fazem com que seja necessário esse momento de mobilização. A importância de um decreto de emergência é facilitar as ações do governo do Estado em apoio aos municípios, para que a gente consiga ter um melhor controle do mosquito e também um atendimento adequado e rápido dos casos que a gente sabe que é a hidratação adequada desde o primeiro momento do diagnóstico, diminui a evolução para casos graves e mortes”, enfatiza Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

Vacinação em Santa Catarina

As primeiras 15 mil doses da vacina contra a dengue chegaram em Santa Catarina na noite desta quarta-feira (21), devendo nas próximas horas chegarem mais 14.100 doses, totalizando 29.100 na primeira etapa.

Neste primeiro momento, segundo orientação do Ministério da Saúde, serão utilizadas para aplicação da primeira dose em crianças de 10 e 11 anos de 13 municípios da região Norte. A distribuição das vacinas aos municípios contemplados já nesta quinta-feira (22).

As cidades que receberão as primeiras doses são:

A administração da vacina contra a dengue é realizada em um esquema de duas doses com um intervalo de 3 meses entre elas. A Secretária de Estado de Saúde, Carmen Zanotto, destaca que vacinar as crianças contra a doença é importante, mas é apenas mais uma das estratégias de enfrentamento à doença.

Devemos lembrar que o quantitativo de doses ainda é muito reduzido e apenas uma pequena parcela da população será contemplada. Então, devemos nos manter em alerta e vigilantes,  na nossa casa, escola, ambiente de trabalho, eliminando locais que possam acumular água”, ressalta a secretária.

A vacinação contra a dengue tem como objetivo reduzir as hospitalizações e mortes decorrentes da doença. Para tanto, é necessário alcançar a meta de 90% para o esquema completo da vacinação, ou seja, a proteção está vinculada à segunda dose que deve ser aplicada com intervalo de 90 dias entre elas.

Fotos da assinatura do decreto:

Leia mais notícias de Blumenau e região:

Daniel Alves é condenado a 4 anos e 6 meses por estupro na Espanha

Mulher é condenada a 14 anos de prisão por matar marido a facadas em apartamento de Blumenau

Homem com mandado de prisão por roubo é preso em Ascurra

O post Governo de Santa Catarina decreta situação de emergência por causa da dengue apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.