Flirede participa da FliParaíba com jogos e distribuição de livros

Siga @radiopiranhas

A Flirede está presente na 1ª Festa Literária Internacional da Paraíba (FliParaíba) e tem levado ao público atividades interativas e antologias literárias produzidas por estudantes e professores da rede estadual de ensino. Realizado no Centro Cultural São Francisco, em João Pessoa, o evento acontece até este sábado (30) e é promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Associação Portugal Brasil 200 anos (APBRA), destacando o tema “Camões 500 anos – uma nova cidadania da língua”.

No espaço reservado à Flirede, coordenado pela Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), uma equipe de oito pessoas promove jogos de memória e quizzes baseados na obra do pintor paraibano Pedro Américo, homenageado da edição 2024. As atividades interagem com crianças e adultos, premiando os participantes com exemplares das antologias literárias produzidas pelo projeto. Segundo Tiago Souza, coordenador da Flirede, a iniciativa busca “democratizar a literatura” e reforçar a importância do hábito da leitura em um cenário onde mais de 53% dos brasileiros se declaram não leitores, de acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil.

Criada em 2020, a Flirede, Festa Literária da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, incentiva a leitura e a produção literária nas escolas estaduais. As obras apresentadas na Fliparaíba incluem a “Fliredinha”, voltada para estudantes do ensino fundamental inicial; a “Flirede: Estudantes”, com crônicas e poesias de jovens do ensino fundamental final, médio e EJA; e a “Flirede: Professores”, que reúne produções docentes. Este ano, em sua 4ª edição, a festa teve um aumento de 67% na participação, com mais de 3 mil inscrições, consolidando-se como um espaço inclusivo e transformador.

Lara Sofia, de 10 anos, estudante da Escola São José, foi uma das premiadas nos jogos realizados no stand. “Achei muito legal, porque ajuda a gente a trabalhar a memória. Eu gosto muito de literatura e acho que ela faz o cérebro funcionar melhor”, contou, destacando a relevância das atividades propostas. Para seu pai, Manassés Filho, a participação de Lara reflete o incentivo familiar à leitura. “Sempre estimulamos isso em casa, e hoje vejo como é importante para o desenvolvimento dela. Gostamos muito desse stand. Essas iniciativas são muito interessantes”.

Além das atividades da Flirede, a Fliparaíba reúne uma programação diversificada com escritores de renome nacional e internacional, feira de livros e apresentações culturais. Para Tiago Souza, a presença da Flirede no evento ressalta o valor de iniciativas educacionais que promovem a inclusão e o protagonismo. “A Fliparaíba representa uma integração entre culturas e línguas, e nossa participação aqui reforça o papel da literatura como ferramenta de democratização e valorização das diferentes expressões culturais”, afirmou.

Com entrada gratuita, a Fliparaíba busca atrair jovens, educadores e amantes da literatura para um espaço de aprendizado e troca de experiências. Ao longo de sua participação, a Flirede reafirma seu compromisso com a educação literária, envolvendo estudantes, professores e o público em geral em ações que vão além do evento. “O projeto dá voz e vez aos participantes, mostrando que a literatura não é apenas leitura, mas também expressão e transformação”, finalizou Tiago Souza.

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

source
Fonte:
Rádio Piranhas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.