Um IPO de tecnologia de US$ 2 bilhões (o maior do ano) fora do eixo EUA, Europa e China

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Dando sequência ao roteiro observado nos últimos dois anos, poucas empresas se arriscaram a cumprir o trajeto até uma abertura de capital em 2024. Mas há quem esteja seguindo na contramão desse movimento e atraindo grandes somas fora dos grandes eixos globais de listagens.

Esse é o caso da Talabat, empresa de delivery de alimentos. Operação do grupo alemão Delivery Hero no Oriente Médio, a companhia captou US$ 2 bilhões em seu IPO, ao definir o preço inicial da sua oferta pública em 1,60 dirrãs por ação (R$ 2,66 ou US$ 0,44), na sexta-feira, 29 de novembro.

Com essa entrega, que teve com destino a Bolsa de Valores de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, país-sede da Talabat, a empresa foi avaliada em 37,3 bilhões dirrãs (R$ 62 bilhões ou US$ 10,1 bilhões), próxima do valor de sua controladora, cujo valuation é de US$ 11,5 bilhões.

Além de consolidar o maior IPO do ano no Oriente Médio, a oferta pública da Talabat é, até o momento, a maior listagem de uma empresa tecnologia no mapa global do mercado de capitais em 2024, segundo dados compilados pela agência Bloomberg.

No processo, a Delivery Hero decidiu elevar, no início desta semana, a quantidade inicial de ações incluídas na oferta, de 15% para 20%. Os papéis da companhia de delivery devem começar a ser negociados no próximo dia 10 de dezembro.

Fundada em 2004, a Talabat opera em oito países da região – Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Omã, Catar, Egito, Jordânia, Iraque e Bahrein. A empresa ganhou fôlego nesses mercados a partir de M&As feitos pelo grupo alemão.

Essa relação de compras da Delivery Hero na região incluiu as aquisições da operação de entrega de alimentos da indiana Zomato nos Emirados Árabes Unidos, em 2019, e da plataforma de supermercado online InstaShop, em 2020.

Em outra via, a oferta pública da Talabat ajuda a turbinar ainda mais a aquecido mercado de listagens no Oriente Médio. No acumulado de 2024, a região já contabiliza uma captação total de US$ 11 bilhões em IPOs.

Boa parte do combustível para esses números está vindo das iniciativas dos governos da região em direção à diversificação dos negócios para além do petróleo, o que inclui, por exemplo, os setores ligados ao consumo.

Nesse balcão, outro exemplo foi a rede de hipermercados Lulu Retail, que levantou US$ 1,7 bilhão em sua oferta pública na bolsa de Abu Dhabi neste mês, também nos Emirados Árabes Unidos. Antes, em maio, a rede de supermercados premium Spinneys havia captado US$ 375 milhões.

Em entrevista ao jornal britânico Financial Times, Miguel Azevedo, vice-presidente do Citigroup para o Oriente Médio e África ressaltou que muitos investidores estão se mudando para o país, o que reforçou a percepção sobre o cenário local.

“As pessoas veem o PIB crescendo nas ruas”, afirmou ele. “Em 2022, 2023 e até um pouco de 2024, os mercados internacionais não têm sido muito ativos. Então, isso também torna a explosão de atividade aqui na região mais visível quando você coloca isso em um contexto internacional.”

Nesse contexto, dados da consultoria Dealogic mostram que os Emirados Árabes Unidos levantaram em 2024, pelo terceiro ano consecutivo, mais recursos em IPOs do que qualquer outro mercado da Europa, Oriente Médio e da África. Em 2023, o país ficou na 4ª posição global, atrás apenas da China, dos EUA e da Índia.

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