João Pessoa, Areia, Rota Seridó e Baía da Traição | 29.11.2024

Siga @radiopiranhas

 

João Pessoa I

Um pedaço da Itália na orla de João Pessoa. Assim é o Tramice Ristorante, que abriu suas portas na última quarta-feira (27). Além de aludir à expressão “tra amici”, ou “entre amigos”, tramice significa “através” em italiano, e o estabelecimento se propõe a fazer uma ponte entre o afeto e a culinária. Idealizado por Caio Graco, William Lopes e Walter Farias, o charmoso ambiente combina a tradição e a sofisticação da gastronomia italiana, em um casarão com vista para o mar. O Tramice está localizado na Avenida João Maurício, 287, em Manaíra (ao lado do Maré Alta).

Fotos: Teresa Duarte

João Pessoa II

O Natal da Usina, que prepara sua 11a edição, em 2024, foi reconhecido, no último dia 22, como patrimônio cultural e imaterial da Paraíba, por meio de publicação no Diário Oficial do Estado. A proposta, apresentada pela deputada estadual Cida Ramos e sancionada pelo governador João Azevêdo, reforça a contribuição sociocultural da Usina Cultural Energisa para a Paraíba e a relevância do Natal da Usina no fomento de oportunidades para os artistas paraibanos. A iniciativa teve início em 2013 e tornou-se um dos principais eventos do calendário natalino e cultural do estado, consolidando-se, ano a ano, como um importante vetor de desenvolvimento e de valorização da diversidade e do talento regional.

Areia 

A partir das 19h de amanhã, o Engenho Triunfo, no município de Areia, realiza mais uma edição do Natal Rural Iluminado Triunfo, que promete ser um grande espetáculo. Dentre as atrações do evento, Eddy Bass e Banda darão o ritmo da festa e abrilhantarão a noite com muita alegria, convidando ao palco cantores areienses que se destacam na cena musical do estado. Para mais informações e reserva de mesas, deve-se contatar o telefone (83) 99981-7728.

Fotos: Teresa Duarte

Rota Seridó

A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde-PB) e o Sebrae-PB realizam, nos dias 6 e 7 de dezembro, o lançamento da Rota Seridó da Paraíba, que abrange os municípios de São Vicente do Seridó, Cubati, Juazeirinho, Junco do Seridó e Tenório. O evento reunirá jornalistas e agentes de turismo para apresentar-lhes as experiências indescritíveis que podem ser comercializadas e vivenciadas por meio do novo roteiro turístico, durante todo o ano.

Baía da Traição

As ruínas da Igreja de São Miguel Arcanjo, localizada na aldeia indígena potiguara de São Miguel, no município de Baía da Traição, foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), em 1980. Mas, ainda hoje, perduram duas versões sobre como o templo foi construído. Um dos relatos atribui a construção aos padres da Companhia de Jesus, no início do século 18, a fim de dar assistência aos indígenas e aos soldados do fortim existente na área. Então, passou à condição de matriz quando foi criada a Freguesia de São Miguel de Baía da Traição. Já a outra versão afirma que holandeses calvinistas foram responsáveis por erguer o espaço, a partir de 1701. Supõe-se que o templo jesuítico, de características barrocas, não tenha sido concluído devido à saída dos missionários jesuítas da região. 

Fotos: Teresa Duarte

*Coluna publicada originalmente na edição impressa do dia 29 de novembro de 2024.

source
Fonte

A União

Adicionar aos favoritos o Link permanente.