Atmosfera quente e úmida pode causar uma série de temporais na região

A MetSul Meteorologia alerta para a possibilidade de temporais isolados no Rio Grande do Sul nos próximos dias, especialmente nas tardes e noites, devido à atmosfera quente e úmida que favorece a formação de nuvens carregadas. As tempestades, típicas do verão, podem ser localmente fortes e até severas, com risco de rajadas de vento, queda de granizo e chuva intensa em curto período.

O maior risco de temporais isolados no estado se concentra na metade norte, onde as condições de instabilidade serão mais acentuadas. A formação de nuvens do tipo Cumulonimbus, impulsionada pelo calor e pela umidade, pode gerar tempestades intensas, mas pontuais.

A MetSul destaca que esses eventos, embora isolados, podem provocar danos em áreas localizadas, além de transtornos com volumes expressivos de chuva em um curto intervalo de tempo. A população deve ficar atenta aos alertas e evitar se expor durante as tempestades.

O cenário é resultado do aumento da instabilidade atmosférica no Centro-Sul do Brasil, que deve persistir até o final da semana. A orientação é acompanhar as atualizações meteorológicas e tomar precauções diante de sinais de mau tempo.

Nesta quinta, áreas de instabilidade continuam atuando na região. O dia apresenta o predomínio de nuvens e condições para pancadas de chuvas ao longo do dia. Persiste a possibilidade de temporais localizados. Mas, mesmo assim, não se descartam intervalos de melhorias. As temperaturas ficam agradáveis a um pouco quente.

Na sexta, o tempo não fica totalmente firme no Vale. O sol até aparece por alguns intervalos. Mas, devido a influência de instabilidades, ao longo do dia, também ocorrem períodos de céu encoberto com condições para chuvas isoladas. As temperaturas se elevam no decorrer do período e fica quente e abafado.

Fonte: Metsul

Cenário de risco: temporais atingem vários estados nos próximos dias

The post Atmosfera quente e úmida pode causar uma série de temporais na região appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.