Homem é flagrado com pássaros silvestres e centro de rinha de galos em Lajeado

Na manhã desta quarta-feira (27), a Patrulha Ambiental (PATRAM) do 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar, com sede em Estrela, realizou uma operação em Lajeado para averiguar uma denúncia de crime ambiental. Na ação, foram encontrados pássaros silvestres mantidos ilegalmente em cativeiro e uma estrutura para treinamento e realização de rinhas de galos.

Ao chegar à residência, localizada no bairro Conservas, os policiais identificaram cinco pássaros silvestres, sendo três da espécie azulão e dois cardeais, presos em gaiolas. O responsável pelo local não apresentou licença ou autorização para a posse das aves. No ambiente, também foram apreendidas sete gaiolas e uma armadilha para captura de pássaros.

Além disso, em uma área anexa à residência, a PATRAM encontrou um espaço adaptado para rinhas de galos, equipado com um tambor circular, medicamentos, acessórios usados na prática e até vísceras de aves acondicionadas em sacolas plásticas. No local, estavam 35 galos indianos da raça Mura Brasil, mantidos em condições de cativeiro.

O homem de 39 anos foi autuado por crimes contra a fauna e maus-tratos a animais. Após a lavratura de um Termo Circunstanciado, ele foi liberado mediante compromisso de comparecer ao Fórum em data agendada.

Destino dos animais e materiais apreendidos

Os pássaros foram encaminhados para avaliação de técnicos habilitados e, em seguida, devolvidos à natureza. As gaiolas e o tambor utilizados nas rinhas foram destruídos, enquanto os medicamentos e outros equipamentos foram recolhidos. Já os 35 galos permaneceram sob a responsabilidade do autuado, que foi nomeado fiel depositário.

A Brigada Militar reforça a importância de denúncias para coibir crimes ambientais. Em casos de emergência, o contato pode ser feito pelo número 190.

Imagens: PATRAM/Estrela

The post Homem é flagrado com pássaros silvestres e centro de rinha de galos em Lajeado appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.