Eliza critica Governo Federal por falta de abastecimento com carro-pipa

Siga @radiopiranhas

A vereadora de João Pessoa, Eliza Virgínia (PP), criticou nesta quarta-feira (13) a suspensão temporária da Operação Carro-Pipa, que deixa cerca de 275 mil pessoas sem abastecimento de água na Paraíba a partir desta segunda-feira (25). A interrupção foi atribuída à falta de repasse de recursos pelo Governo Federal, conforme comunicado do Exército.

Em sua rede social, Eliza lamentou a situação e questionou a dependência de cidades paraibanas dessa operação para acesso à água. “Como pode, nos tempos de hoje, com tanto avanço em várias áreas, vermos cidades dependerem de carro-pipa para poder ter água? Qual tipo de luta devemos travar? A que Lula pague para que o Exército possa reabastecer os municípios com água? Ou a independência desta população para que não dependa de nenhum Governo?”, declarou.

Segundo a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), a paralisação atinge 159 municípios, especialmente comunidades rurais que dependem do programa para o consumo diário. O presidente da Famup, George Coelho, pediu o apoio da bancada paraibana no Congresso Nacional para buscar uma solução urgente.

“Nos municípios, principalmente na zona rural, essa operação é essencial para levar água às famílias. Por isso, estamos buscando urgentemente a liberação de recursos junto ao Governo Federal, com o apoio de nossos senadores e deputados”, afirmou Coelho.

De acordo com o Ministério da Integração, a retomada da Operação Carro-Pipa depende da aprovação de um crédito suplementar, que ainda está em análise. A medida busca garantir os recursos necessários para restabelecer o programa, enquanto as comunidades afetadas enfrentam incertezas sobre o acesso à água.

A suspensão foi comunicada pelo Escritório Regional do Primeiro Grupamento de Engenharia do Exército na última sexta-feira (22), com o aviso de que não haverá distribuição de água às comunidades a partir de 25 de novembro.

@politicaetc

source

Adicionar aos favoritos o Link permanente.