Festa da firma: opções melhores que amigo secreto!

As comemorações de fim de ano nas empresas são acompanhadas pela expectativa do recesso e o famigerado amigo secreto. Ainda que seja uma prática que pode ser divertida, também pode trazer alguns elementos não tão agradáveis assim.

Participar da brincadeira sem ter vontade apenas para não ser o “chato” da equipe é um dos principais problemas, sem contar a dificuldade de encontrar algo bacana para dar a uma pessoa que você mal conhece e/ou dentro do valor estipulado. 

A pior parte do amigo secreto, é claro, é se empenhar para dar um presente legal e ganhar algo bem questionável, como meias, porta-retratos, cartões-presente de uma loja que não faz o seu estilo e por aí vai.

Para evitar essas e outras chateações tão típicas dessa época do ano, veja a seguir algumas ideias para a festa da firma que fogem da mesmice de todos os anos!

Noite de karaokê

Já pensou em fechar o ano cantando alguns clássicos da música nacional e internacional?

Embora as pessoas possam ficar tímidas no começo, a tendência é que vão se soltando ao longo da festa. Essa é uma ótima maneira de relaxar e se divertir, além de promover integração e confiança entre os times.

Existem salas de karaokê disponíveis para locação que contam como todos os equipamentos necessários e ainda oferecem serviços de comida e bebida. Alguns bares e restaurantes também têm suas próprias salas.

Show de talentos

Que tal incentivar as equipes a exibir seus dotes artísticos em um incrível show de talentos? Vale cantar, dançar, contar piadas, fazer malabarismo ou truques de mágica…

Para incentivar a participação dos colaboradores, a sugestão é disponibilizar prêmios para os mais talentosos. Os ganhadores, inclusive, podem ser determinados por um painel de jurados ou voto popular.

Essa é uma ótima forma de fazer algo bem diferente e encorajar os funcionários a se soltar e mostrar um lado mais descontraído de suas personalidades.

Noite de premiações

Uma noite de premiações é o momento para reconhecer o esforço dos funcionários ao longo do ano.

As categorias são variáveis. Vale apostar em quem se destacou mais em cada equipe, no funcionário mais pontual, no vendedor que trouxe mais clientes, no analista que mais solucionou problemas, etc.

É interessante entregar uma espécie de certificado com o registro da conquista do colaborador e, se possível, algum prêmio, como garrafas de vinho, cartões-presente em marketplaces e muito mais.

Isso não é apenas uma forma de agradecer os times pela sua dedicação, mas também é uma estratégia para incentivá-los a se empenhar ainda mais durante o próximo ano.

Show com banda

A empresa pode contratar bandas ou grupos musicais para animar a confraternização. Se a contratação de grandes artistas não couber no orçamento, vale apostar em artistas menos conhecidos.

Bandas de cover costumam fazer sucesso porque apresentam as músicas de cantores renomados. No Brasil, existem várias bandas cover do gênero de rock, por exemplo, como Nirvana, Iron Maiden, Aerosmith, Beatles, entre várias outras.

Festa temática

Festas temáticas são muito divertidas porque trazem aquele elemento a mais que pode influenciar na decoração, música, cardápio e figurinos dos participantes.

Vale todo tipo de tema: festa à fantasia, cores – como a festa do branco – ou old school, que se baseia na estética das décadas passadas – geralmente dos anos 1950 a 1980. 

A estética diferente rende muitas risadas e fotos incríveis!

Churrasco de fim de ano

Se tem uma coisa que brasileiro adora é um bom churrasco. Saborear uma carninha e outros pratos clássicos (arroz, vinagrete, farofa, pão de alho) enquanto se joga conversa fora é uma das coisas mais simples, mas mais prazerosas da vida.

Seja em uma churrascaria ou em um sítio com piscina, também não pode faltar aquela cerveja gelada e muita música animada!

Confraternização online

Empresas que adotam o regime home office costumam ter colaboradores que moram em diferentes cidades, estados do Brasil e até mesmo em outros países. Obviamente, fica bem mais difícil que todas as pessoas consigam comparecer a uma festa presencial.

A solução é organizar confraternizações online, em que todos possam participar de qualquer lugar do mundo. Alguns times costumam se reunir para participar de jogos interativos, como Gartic (uma espécie de Imagem e Ação) e StopotS (stop/adedonha).

O RH também pode enviar kits com petiscos e bebidas para a casa dos funcionários ou disponibilizar créditos em aplicativos de comida para que todos possam sentir o clima de festa.

Espaços diferentes

O espaço do evento pode alterar toda a dinâmica da festa. Ao invés de realizar a confraternização dentro da própria empresa ou em um restaurante, por exemplo, a dica é recorrer a um hotel.

Além da infraestrutura completa de salão de festas, banheiros, estacionamento e espaços de convivência e lazer, os hotéis também podem disponibilizar a comida e equipamentos multimídia (telões, caixas de som, microfones, projetores), além de alguns profissionais importantes, como promotores de eventos, cozinheiros, garçons, barmen, hosts, manobristas, etc.

Essa praticidade torna a festa mais organizada, prática, completa e até mais econômica, já que não é preciso terceirizar os serviços de outras empresas.

Brunch

Já ouviu falar em brunch de final de ano? Essa é uma ótima maneira de promover um evento mais tranquilo para os funcionários, mas que ainda seja lembrado pelo resto do próximo ano.

brunch é uma refeição híbrida de café da manhã e almoço. Por ser uma tradição norte-americana, é normal que o cardápio conte com panquecas, waffle, bacon, xarope de bordo e outras receitas típicas do breakfast dos Estados Unidos.

O menu também pode incluir pães, queijos, frios, bolos, doces, frutas frescas, ovos mexidos, tapioca e até mesmo carnes grelhadas, frutos do mar e saladas. Para beber, cafés, chás, leite, sucos, refrigerantes e espumante à vontade deixam o momento ainda mais gostoso.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.