Movimento no aeroporto Salgado Filho tem acentuada queda

Após mais de cinco meses devido à inundação em maio, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, retomou suas operações comerciais em 21 de outubro. No primeiro mês de funcionamento, o terminal registrou uma entrega estimada de 469 mil passageiros, com uma média diária de 15,6 mil usuários. Esses números representam uma queda de aproximadamente 30% em comparação ao mesmo período de 2023.

Operações em retomada gradual

No dia inicial da reabertura, o aeroporto operava com 71 voos entre pousos e decolagens, bem abaixo da capacidade total de 128 voos diários. Desde então, o volume aumentou gradualmente, alcançando 363 mil passageiros em 2.390 voos entre 21 de outubro e 13 de novembro. Para o período entre 14 e 21 de novembro, a projeção é de 106 mil passageiros em 740 voos, somando 469 mil passageiros e 3,1 mil voos no primeiro mês de retomada.

A média atual de voos diários (103) também reflete uma queda de 37% em relação ao período anterior à enchente, quando o aeroporto registou cerca de 164 voos diários.

Reabertura total prevista para dezembro

Com obras ainda em andamento, o aeroporto deverá restabelecer sua capacidade plena em 16 de dezembro. Esse avanço permitirá a retomada dos voos internacionais e um aumento no volume de operações semanais. Antes da enchente, o Salgado Filho operava entre 140 e 170 voos diários, número que será progressivamente recuperado.

De acordo com a administração do terminal, a conclusão das obras inclui a finalização da pavimentação, sinalização e homologação da pista, que terá 3,2 mil metros de extensão.

Impacto no mercado aéreo

As principais companhias aéreas já adaptaram suas operações ao ritmo de retomada do Salgado Filho. A Azul, por exemplo, realizou cerca de 600 voos no terminal desde 21 de outubro, transportando 97 mil passageiros. A Latam contabilizou 900 voos no período, com taxa de ocupação de 90% e 138 mil passageiros transportados. Já a Gol opera 32 voos diários atualmente, com planos de ampliar para 38 em dezembro, além de incluir novas rotas na alta temporada.

Expansão comercial no terminal

Além da retomada dos voos, o aeroporto também registrou a abertura de novas operações comerciais. São cerca de 100 lojas e restaurantes em funcionamento, incluindo novidades como espaços da Heineken, Bob’s e Bella Gulla. Segundo a administração, o objetivo é melhorar a experiência dos passageiros, com ambientes renovadores e uma variedade maior de serviços.

A entrega no Salgado Filho será monitorada ao longo dos próximos meses, com expectativa de recuperação total do fluxo de passageiros e voos até fevereiro de 2025, período que deve marcar o retorno aos patamares anteriores à enchente.

Fonte: GZH ;/ Fraport

The post Movimento no aeroporto Salgado Filho tem acentuada queda appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.