Hospital de Patos realiza ação do Novembro Azul com funcionários do Estado sobre os cuidados preventivos do câncer de próstata

Siga @radiopiranhas

“No quesito prevenção, o exame de próstata, que é o toque retal, associado a exames laboratoriais é imprescindível para identificar a doença no seu estágio inicial, o que eleva as chances de cura”, disse o médico, lembrando que a partir dos 50 anos é importante que o homem faça esses exames e, em casos onde há histórico de câncer de próstata na família, a avaliação pode começar um pouco mais cedo. “O importante é a prevenção e o rastreamento e cuidado com o diagnóstico precoce, pois disso depende uma melhor qualidade de vida”, reiterou o médico.

Para o Auxiliar de Farmácia do hospital de Patos, Manoel Garcia de Medeiros, a ação foi muito oportuna. “O homem se cuida bem menos que a mulher, mas isso não é bom, nem desculpa para não fazer os exames. Não é confortável o exame de toque, mas ele salva vidas então não há porque ter vergonha. Muito melhor que ficar doente é se prevenir”, disse Manoel, que ficou o tempo todo incentivando os colegas a realizar o exame do toque retal e fazer a coleta de sangue para o PSA. Depois da palestra e consultas, o urologista Marcílio Moura se reuniu numa Roda de Conversa com os presentes e tirou dúvidas, respondendo às perguntas dos participantes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.

source
Fonte:
Rádio Piranhas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.