Residência Multiprofissional em Saúde da Família está com inscrições abertas para Santarém


O curso é uma especialização lato sensu, na modalidade residência multiprofissional, com duração de 24 meses. Processo Seletivo de Residência Multiprofissional em Saúde da Família tem vagas para Santarém
Agência Pará/Divulgação
Está aberto o período de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família a para as populações do Baixo Amazonas do Instituto de Saúde Coletiva (Isco) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O prazo de inscrição encerra dia 1º de dezembro de 2024, e o período letivo para cumprimento da residência é de 2025 a 2027.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
As vagas são destinadas a profissionais de nível superior com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) nos cursos de Enfermagem, Odontologia e Farmácia, com disponibilidade para 60 horas semanais (dedicação exclusiva). Serão ofertadas 6 vagas para candidatos residentes no país, sendo: 2 vagas para profissionais de Enfermagem; 2 para profissionais de Odontologia; e 2 para profissionais de Farmácia.
As inscrições para o processo seletivo de candidatos ao Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, para o Período Letivo de 2025-2027 ocorrerão exclusivamente online, por meio do formulário eletrônico disponível aqui.
O curso é uma especialização lato sensu, na modalidade residência multiprofissional, com duração de 24 meses, em tempo integral, com atividades teórico-práticas (20%) e atividades práticas em formação em serviços de saúde (80%). Possui carga horária total de 5.760 horas, com atividades de segunda-feira a sábado, podendo ser utilizados os domingos e feriados quando necessário.
A formação em serviço (atividades práticas) será realizada sob a supervisão de preceptores locais, desenvolvidas em locais selecionados para tais atividades com a cooperação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Santarém.
Os campos das atividades práticas incluirão, entre outros locais, estágios em comunidades da região do Baixo Amazonas, Serviços de Atenção Primária à Saúde (Unidades Básicas de Saúde e Unidade Básica de Saúde Fluviais), Equipe Multiprofissional (eMulti), Unidades de Pronto Atendimento 24 horas, Hospitais Públicos, Serviços de Atendimento Especializado, etc.
A bolsa salário dos Programas de Residência Multiprofissional está fixada no valor de R$ 4.106,09, a partir de Portaria Interministerial, de outubro de 2021.
O objetivo da especialização é formar especialistas na Atenção Primária à Saúde com enfoque na Estratégia da Saúde da Família para o atendimento das populações do Baixo Amazonas (Campo, Floresta e das Águas), com visão holística capaz de promover ações interdisciplinares no atendimento à saúde, visando promover a qualidade de vida da população.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.