Dia para muitas alegrias e emoções no retorno às aulas em Estrela

A quarta-feira (21), na comparação com os últimos dias, foi um pouco diferente para milhares de bebês, crianças e jovens em Estrela. Mas até o fim da semana logo tudo se tornará rotina outra vez. A data marcou o início oficial do ano letivo da Rede Municipal de Ensino. Ao todo são quatro mil alunos que voltaram a frequentar as salas de aula dos 21 educandários de Educação Infantil (Emeis) e Ensino Fundamental (Emefs), para uma grande maioria o local onde passam mais horas por dia. 

Volta às aulas Estrela – Agoranovale (5)

Bebês com olhares perdidos, sem entender muito a situação. Outros chorando, assim como mães, com olhos marejados, ao deixarem os pequenos agora sob os cuidados de outros – ainda mais quando isso ocorre pela primeira vez. Crianças encabuladas, ainda com sono.

Volta às aulas Estrela – Agoranovale (2)

Novos profissionais ou que trocaram de escola ainda buscando descobrir seus novos locais de atuação. Em espaços como refeitórios, bibliotecas e direções a rotina intensa também está de volta. Da mesma forma na cozinha central, na preparação de mais de 15 mil refeições diárias para todos.  

Volta às aulas Estrela – Agoranovale (3)
Volta às aulas Estrela – Agoranovale (2)

Mas a quarta-feira (21) também foi dia para muitos abraços, pulos, brincadeiras e motivos para sorrir no reencontro de amigos, monitores e professores. A volta às aulas é sempre marcada por turbilhão de distintas emoções e não foi diferente em Estrela, cidade marcada por muitos estragos nos ambientes escolares nos últimos meses, em especial a enchente de setembro. Nas escolas, mensagens de boas-vindas, força, esperança, alegria, fé e “recomeço” enfeitavam os ambientes na recepção a todos.  

Reencontros e muitos assuntos

Foi assim na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Leo Joas, do Bairro das Indústrias, a maior do município, com mais de 700 alunos, e uma das escolas mais atingidas pelos incidentes climáticos. No retorno dos alunos, melhorias, como novo portão eletrônico na entrada, e reformas em geral. Outras ainda serão realizadas, como a troca gradual dos pisos das mais de 13 salas de aulas e também demais espaços.

Volta às aulas Estrela – Agoranovale (4)

Foi na área central da escola que Benjamin Rodrigues e Marcelo Rodrigues se reencontram logo na chegada depois de algumas semanas apenas trocando mensagens por plataformas online. Apesar do sobrenome incomum, não são parentes. Em comum, sim, o amor pelo xadrez. Logo tudo foi acertado para no intervalo voltarem a jogar uma partida, ali no pátio mesmo. “Gosto da escola. É bom rever amigos, jogar um xadrez, por exemplo, que hoje não são muitos que sabem”, explica Benjamin. “Estar e conversar presencialmente com meus amigos é melhor que pelo Whats”, confessa Marcelo. E como eles, logo as redes e turmas estavam formadas pelos mais diversos cantos e espaços. Mesmo com cadeiras e bancos à disposição, o jeito é sentar logo no chão para não perder tempo. Ainda há muito o que conversar, mas toda a sineta: a aula vai começar.

Volta às aulas Estrela – Agoranovale (7)

Detalhes

O retorno às aulas foi antecedido da “Jornada Pedagógica da Educação”, realizada ao longo de segunda (19) e terça-feira (20), com ampla programação voltada aos mais de 700 profissionais envolvidos no atendimento dos quatro mil alunos. Ao todo, o ano letivo inicia para mais de 1.5 mil bebês e crianças nas 13 Emeis, agora sim em seu período pedagógico e oficial (o governo possibilitou uma ambientalização ao longo das duas últimas semanas); e nas 9 Emefs para os cerca de 2.5 mil jovens.

Mais Aprender

O Programa Mais Aprender – turno integral (Educação Infantil) e contraturno (Ensino Fundamental) terá sua abertura oficial dia 04/03. Uma das novidades deste ano é que o Governo de Estrela, através da Smed, ampliou o número de vagas, agora com atendimento estendido também a estudantes dos terceiros anos das nove Emefs.

Volta às aulas Estrela – Agoranovale (1)

Contabilizadas as mais de 1.5 mil vagas disponibilizadas para bebês e crianças de 0 a 5 anos nas 13 Emeis (contraturno da Educação Infantil), e as mais de 900 vagas do contraturno do Ensino Fundamental; Estrela oferecerá através do Mais Aprender atendimento extracurricular e não obrigado por lei para mais de 2.450 crianças, ou mais de 60% do universo de alunos matriculados e atendidos na Rede Municipal. Considerando apenas o Ensino Fundamental, o crescimento do número de vagas chega a superar os 900% desde a pandemia.    


#agoranovale Fonte e fotos: AI Estrela

The post Dia para muitas alegrias e emoções no retorno às aulas em Estrela appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.