Kamala Harris ainda é a favorita dos democratas para 2028, apesar da derrota esmagadora para Trump, aponta pesquisa

Siga @radiopiranhas

Mesmo após a derrota esmagadora para o presidente eleito Donald Trump nas eleições deste mês, a vice-presidente Kamala Harris continua sendo a principal escolha dos democratas para concorrer à presidência em 2028, segundo uma nova pesquisa.

Cerca de 41% dos eleitores democratas prováveis afirmaram que votariam em Harris como a principal candidata do partido daqui a quatro anos. Nenhum de seus concorrentes alcançou dois dígitos, de acordo com a pesquisa realizada pela Puck News/Echelon Insights e divulgada na quarta-feira.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, ficou em segundo lugar com apenas 8% das intenções de voto, seguido pelo governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, com 7%.

Enquanto isso, apenas 6% dos eleitores disseram que escolheriam o governador de Minnesota, Tim Walz, que foi o companheiro de chapa de Harris nas eleições de 2024.

Outros possíveis nomes tiveram resultados ainda mais baixos: apenas 4% apoiariam a deputada de Nova York Alexandria Ocasio-Cortez, enquanto a governadora de Michigan, Gretchen Whitmer, recebeu 3% das preferências.

Do outro lado do espectro político

Entre os republicanos, 37% dos eleitores indicaram que escolheriam o vice-presidente eleito JD Vance como candidato provável do Partido Republicano quando o segundo mandato de Trump terminar.

Os ex-candidatos presidenciais republicanos Nikki Haley e Vivek Ramaswamy apareceram com 9% das intenções de voto cada. Já o governador da Flórida, Ron DeSantis, obteve o apoio de 8% dos entrevistados.

A pesquisa foi conduzida entre 14 e 18 de novembro com 1.010 eleitores prováveis e apresenta uma margem de erro de +/- 3,5 pontos percentuais.

Source link

source
Fonte:
Paulo Figueiredo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.