Chuva e ventos fortes devem marcar o feriado no Rio Grande do Sul

O feriado no Rio Grande do Sul será marcado por chuva intensa e rajadas de vento fortes, resultado de um centro de baixa pressão que atuará na região Sul do Brasil nesta quarta-feira, dia 20. De acordo com previsões meteorológicas, o contraste entre a baixa pressão no Sul e um centro de alta pressão localizado a Leste da Argentina provocará ventos moderados a fortes, com rajadas de até 70 km/h, principalmente no quadrante Leste.

Regiões mais afetadas

Os maiores acumulados de chuva são esperados no Litoral Norte e áreas próximas à Serra, com destaque para municípios como Torres, Dom Pedro Alcântara, Morrinhos do Sul, Maquiné, Terra de Areia e Três Cachoeiras. Nessas localidades, a combinação do relevo com ventos carregados de umidade do mar pode gerar chuva orográfica, levando a volumes expressivos de precipitação, que podem ultrapassar 50 mm.

Já em Porto Alegre e na região metropolitana, os ventos fortes podem causar quedas de árvores e galhos devido à saturação do solo pelas chuvas.

Previsão para o resto do Estado

A chuva mais intensa deve atingir inicialmente o Oeste e o Centro do estado, avançando posteriormente para os vales, a Grande Porto Alegre, parte da Serra e o Litoral Norte. Embora temporais isolados não sejam descartados, o risco é considerado baixo devido às temperaturas amenas.

Alerta para alagamentos

As praias do Litoral Norte podem registrar alagamentos durante os períodos de maior instabilidade. No entanto, a tendência é de que a chuva diminua da tarde para a noite, com algumas regiões já apresentando períodos de melhoria.

The post Chuva e ventos fortes devem marcar o feriado no Rio Grande do Sul appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.