Golpe do Detran: criminosos enviam mensagens falsas sobre suspensão de CNH em SC

Um novo golpe começou a circular em Santa Catarina nos últimos dias. Trata-se do golpe do Detran, que vem sendo aplicado por meio de mensagens SMS. No esquema, golpistas enviam textos fraudulentos contendo a mensagem “notificação extrajudicial! Suspensão da CNH em andamento”, acompanhada de um link que direciona a um site falso.

Golpe do Detran faz suposto alerta sobre suspensão da Carteira Nacional de Habilitação

Novo golpe do Detran emite alerta por SMS com uma notificação extrajudicial indicando suspensão da CNH – Foto: Reprodução/ND

Ao acessar o site indicado no SMS, os usuários são direcionados para realizar uma consulta que, supostamente, evitaria a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para concluir o processo, os criminosos exigem o pagamento de R$ 99, reforçando a falsa urgência.

Novo golpe alerta sobre suposta suspensão da CNH

SMS fraudulento direciona usuário para site falso onde cobra uma suposta taxa de R$ 99 – Foto: Divulgação Detran/Reprodução ND

Golpe do Detran simula o sistema Gov.br, alerta entidade

Além da “notificação extraoficial” via SMS ou WhatsApp, o Detran/SC (Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina) emitiu um alerta nas redes sociais sobre o golpe. A instituição alerta que até o sistema Gov.br foi copiado pelos criminosos.

“Criminosos estão enviando mensagens via SMS com o texto ‘Notificação extrajudicial! Suspensão da CNH em andamento’ e um link para um site falso que imita um portal oficial. O objetivo é enganar e aplicar fraudes”, diz trecho da nota.

Site falso cobra suposta taxa para evitar suspensão da CNH

Detran alerta usuários para detalhes no site falso criado por golpistas – Foto: Detran/Reprodução/ND

O Detran/SC esclareceu que não realiza nenhum tipo de cobrança por mensagens SMS e que, em hipótese alguma, exige pagamento para processos relacionados à suspensão de CNH. Além disso, o órgão destacou que pagamentos por PIX não são aceitos em seus serviços oficiais.

A recomendação do Detran é que os usuários ignorem mensagens suspeitas e utilizem exclusivamente os canais oficiais para realizar consultas e pagamentos relacionados a serviços de trânsito. Em caso de tentativas de golpe, a orientação é denunciar o ocorrido às autoridades competentes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.