Pacientes reclamam de desorganização no atendimento e longas esperas no Hospital da Ilha em São Luís


Por conta da situação, um tumulto foi registrado na manhã desta segunda-feira (18). Tumulto é registrado no Hospital da Ilha, em São Luís.
Reprodução / TV Mirante
Um grande tumulto foi registrado na manhã desta segunda-feira (18), no Hospital da Ilha, em São Luís. A confusão começou durante a distribuição de senhas para atendimento.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Pacientes que saíram de casa ainda de madrugada, enfrentaram uma situação caótica, com falta de assentos e organização no hospital gerenciado pelo Governo do Estado do Maranhão. Sem lugares disponíveis, a alternativa foi se acomodar como dava, até mesmo no chão e em locais proibidos dentro da unidade.
A principal queixa dos pacientes é a limitação de um único dia no mês para agendamento de consultas, exames e retornos médicos. A grande quantidade de pessoas no hospital em um único horário causou um ambiente tumultuado, o que resultou até na ameaça de intervenção da polícia.
“Aí vão chamar a polícia, não sei pra quê. Parece que nós que somos os marginais. Eu acordei às 3h para estar aqui umas 4h10, porque o carro demorou”, desabafou dona Maria de Jesus Miranda, dona de casa, indignada com a situação.
Pacientes reclamam de desorganização no Hospital da Ilha.
Reprodução / TV Mirante
Outros pacientes, como dona Maria de Fátima Moraes, aposentada, relataram que a situação se repete todos os meses.
“Tem gente aqui que vem do interior, está desde ontem aqui dormindo. Todo mês é essa loucura aqui”, afirmou.
Dona Eranilde Corrêa de Sousa, também dona de casa, atribuiu o problema a mudanças na administração do hospital.
“Logo que comecei, os procedimentos ficavam marcados. A gente saía do consultório do médico e o retorno já ficava marcado para o próximo mês. Aí parece que depois que mudou a direção do hospital começou essa bagunça aqui”.
A direção do Hospital da Ilha não se manifestou sobre o ocorrido à reportagem da TV Mirante. Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que o agendamento para o retorno dos pacientes é feito na própria unidade, com distribuição de senhas a partir das 7h da manhã, e início do atendimento às 7h30. A SES também destacou que o agendamento para o primeiro atendimento deve ser realizado através do aplicativo Viva Procon, Disque Saúde ou em uma das unidades do Viva Procon.
Leia a íntegra da nota da SES:
“A Secretaria de Estado da Saúde(SES) esclarece que apenas o retorno dos pacientes é agendado na própria unidade, com distribuição de senhas a partir das 7h e início do atendimento às 7h30.
O agendamento para o primeiro atendimento deve ser realizado via App Viva Procon, Disque Saúde ou presencialmente em uma das unidades do Viva Procon.”
Pacientes reclamam de falta de organização no Hospital da Ilha
Adicionar aos favoritos o Link permanente.