G20 não tem ‘foto oficial’ há 2 edições; a do Rio será com o Pão de Açúcar no fundo, se houver


A organização do G20 Brasil previu um espaço na agenda para o registro. Será nesta segunda-feira (18), às 15h, com o Pão de Açúcar ao fundo. Mas, até a última atualização desta reportagem, não se sabia se os líderes de fato posariam. Líderes de países do G20 em foto de 30 de outubro de 2021
Yara Nardi/Reuters
Por causa da Guerra da Ucrânia, uma tradição no G20 foi quebrada há 2 edições, e ninguém sabe o que vai acontecer no Rio de Janeiro. É a “foto de família”, o clique com os chefes de Estado perfilados dando tchauzinho.
A última foi tirada em 2021, em Roma, na Itália. As cúpulas de Bali, na Indonésia, em 2022, e a de Nova Déli, na Índia, ano passado, terminaram sem foto de família porque as autoridades julgaram que posar com a Rússia “queimaria o filme” — como se estivessem endossando a invasão à Ucrânia.
E Vladimir Putin nem estava: quem estava representando Moscou nesses G20s era Sergey Lavrov, ministro das Relações Exteriores. Essa situação se repete agora, no Rio de Janeiro.
“Esses registros fotográficos são marcantes em quaisquer cúpulas, não só no G20. Muitas vezes se faz questão de reunir as lideranças para mostrar um grau de entendimento e de diálogo”, explicou Paulo Velasco, professor de Política Internacional da Uerj.
“E é tudo o que não temos tido nos últimos anos. É um mundo muito mais fraturado, mais dividido, mais marcado por antagonismos”, ressaltou Velasco.
“As fotos de cúpula são uma formalidade, e sua ausência não é representativa de um fracasso de negociações”, pontuou o cientista político Maurício Santoro, professor de Relações Internacionais e colaborador do Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha.
“A cúpula do G20 na Índia, em 2023, foi bem-organizada e marcou o diálogo possível em meio a um mundo conturbado e com guerras. Essas grandes divisões ideológicas, entre China/Rússia e EUA/Europa, continuam atualmente”, disse.
“Contudo, para o governo Lula, a foto de cúpula é importante. Seria representar em uma imagem a ideia de que ‘o Brasil voltou’, um dos slogans do presidente, e seu esforço em retomar o protagonismo diplomático que o país havia perdido nos últimos anos”, destacou Santoro.
Vai ter foto?
Eduardo Paes no palanque coberto para a foto oficial do G20
Reprodução
A organização do G20 Brasil previu um espaço na agenda para o registro. Será nesta segunda-feira (18), às 15h, com o Pão de Açúcar ao fundo. Mas, até a última atualização desta reportagem, não se sabia se os líderes de fato posariam.
Na semana passada, o prefeito Eduardo Paes postou o “plano B” da foto oficial: dentro do MAM, um palanque com 3 andares com um painel ao fundo, caso chovesse.
“O Brasil tem a expectativa de conseguir a aprovação consensual de algumas iniciativas — especialmente a Aliança Global contra a Fome à Pobreza. Então, se houver um documento que inclua este tipo de medida prática, poderemos dizer que que será uma cúpula com resultados mais concretos do que as últimas duas”, frisou Velasco.
“Se houver de fato a fotografia, já será um indicativo de que o clima está menos fraturado, e as hostilidades, menores do que em anos anteriores”, pontuou.
“Será um sinal de avanço, e o Brasil poderá colher os louros disso”, emendou Velasco.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.