Vídeos mostram como mamíferos selvagens têm se adaptado à vida urbana em grandes cidades


Os registros são da série documental produzida pela BBC e exibida com exclusividade pelo Globo Repórter desta sexta-feira (15). Lontras atravessam avenida movimentada em Singapura
Reprodução/TV Globo
O Globo Repórter desta sexta-feira (15) mostrou como mamíferos lutam para sobreviver e se adaptar em meios às mudanças climáticas. O programa destacou animais selvagens que têm se adaptado ao ambiente urbano e são flagrados circulando pelas ruas de grandes cidades. Saiba mais abaixo.
As imagens são da série documental produzida pela BBC e exibida com exclusividade pelo programa no Brasil.
Coiotes em Chicago
Coiotes vivem discretamente pelas ruas de uma das maiores cidades dos EUA
Em Chicago, uma das maiores cidades dos Estados Unidos, o coiote encontrou maneiras de viver ao lado dos humanos, trocando o dia pela noite para evitar encontros. Essa espécie de canídeo é selvagem e indomável, como o lobo e o chacal. Eles passaram a ficar escondidos pela escuridão para viver na cidade grande. Na metrópole, a população de coiotes ultrapassa quatro mil indivíduos, e eles seguem discretamente em suas rotas noturnas.
Inteligentes, esses animais já aprenderam a atravessar ruas com segurança, indo até os parques de Chicago, onde conseguem boas caçadas em um oásis de natureza. Antes do amanhecer, os coiotes se retiram para as sombras, procurando refúgio seguro para passar o dia — uma questão de sobrevivência em plena cidade.
Coiotes vivem discretamente pelas ruas de Chicago
Reprodução/TV Globo
Lontras no centro de Singapura
Em Singapura, uma cidade-estado repleta de arranha-céus e com ritmo agitado, um grupo diferente de mamíferos se destaca: as lontras. Nos dias de calor, elas gostam de aproveitar uma fonte para se refrescar.
Uma família de lontras é acompanhada. A turma foi nomeada de “família Zouk” — em homenagem a uma famosa casa noturna onde foi vista pela primeira vez. Elas moram em um dos lugares mais concorridos da ilha: um parque com água e um gramado enorme, onde vivem cerca de 17 famílias de lontras.
São lontras-de-pelo-liso, que desapareceram de Singapura há 30 anos, voltaram após uma intensa campanha de limpeza dos canais da cidade. Agora, os canais estão repletos de vida novamente. Mas viver nesse cenário urbano também traz desafios, como o trânsito nas ruas.
Lontras atravessam avenida movimentada em Singapura
Reprodução/TV Globo
Um flagrante mostra o momento em que uma lontra se separou do grupo durante a travessia e passou horas tentando reencontrá-lo. Enquanto os outros seguiam seu passeio pela cidade, a lontra solitária tentava, em vão, rastrear a família pelos sons e cheiros da cidade. A agonia durou até o amanhecer, quando ela finalmente ouviu os chamados do grupo no rio e comemorou o reencontro com saltos e carinhos. Veja no vídeo acima.
Lontras em lago
Reprodução/TV Globo
Veja a íntegra do programa abaixo:
Globo Repórter – Mamíferos – 15/11/2024
Confira as últimas reportagens do Globo Repórter:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.