Quer saber como fica o tempo no feriadão? Frente fria traz chuvas a região de Piracicaba; veja previsão


Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) com alerta amarelo de possibilidade de chuvas intensas entre esta sexta (15) e sábado (16). Frente fria traz chuvas a região de Piracicaba durante o feriado prolongado da Proclamação da República.
Claudia Assencio/g1
As cidades da região Piracicaba se inserem na área indicada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) com alerta amarelo de possibilidade de chuvas intensas entre esta sexta (15) e sábado (16). As precipitações chegam junto com a frente fria e a formação dos cavados, que correntes de vento no céu que ajudam a formar as nuvens de tempestade.
📲 Participe do Canal do g1 Piracicaba e região no WhatsApp
🌧️🎐No alerta do Inmet, com validade até às 10h deste sábado (16), há previsão de volume de chuvas de até 50 milímetros por dia, com chances de ventos de até 60 quilômetros por hora e possibilidades de queda de granizo. – Veja detalhes e orientações de segurança, abaixo.
No feriado: Em Piracicaba (SP), a previsão indica temperaturas mínimas em 19ºC e máximas 29ºC na cidade, com possibilidades de chuvas rápidas durante a noite desta sexta-feira (15), Dia da Proclamação da República, segundo o Climatempo.
Chuvas em Piracicaba
Claudia Assencio/g1
O fim de semana também deverá ser de possibilidades de chuvas em Piracicaba. A partir de segunda-feira (18), o tempo volta a ficar firme e as temperaturas podem subir, alcançando máximas próximas de 30ºC.
🌨️Frente fria
Segundo o Climatempo, as frentes frias da Primavera costumam ser mais intensas devido à transição entre duas estações de características climáticas opostas, o inverno e o verão.
Uma frente fria que se aproxima do Sudeste, forma uma espécie de corredor de umidade que aumenta a formação de nuvens e, por consequência, provoca chuvas.
🎐Cavados
Segundo o professor e pesquisador Fábio Marin, do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), o campus da Universidade de São Paulo (USP) na cidade, o “cavado” é um sistema atmosférico de baixa pressão que pode ou não estar associado a frente fria.
De acordo com o professor, os “cavados”, por serem zonas de baixa pressão, trazem bastante vapor d’água e causam chuva.
Apesar do nome pouco conhecido do público, os cavados são eventos comuns na meteorologia, ocorrem ao longo de vários meses do ano.
🌧️Previsão do tempo
Veja previsão do tempo, segundo Inmet, para Piracicaba (SP), Limeira (SP), Santa Bárbara (SP), Capivari (SP) e demais cidades para este sábado (16):
Piracicaba
Mínimas 20ºC
Máximas 24ºC
Umidade mínima do ar em 80%
Limeira
Mínimas 19ºC
Máximas 24ºC
Umidade mínima do ar em 70%
Santa Bárbara d’Oeste
Mínimas 19ºC
Máximas 24ºC
Umidade mínima do ar em 70%
Nova Odessa
Mínimas 19ºC
Máximas 22ºC
Umidade mínima do ar em 80%
Capivari
Mínimas 19ºC
Máximas 22ºC
Umidade mínima do ar em 90%
São Pedro
Mínimas 18ºC
Máximas 25ºC
Umidade mínima do ar em 70%
Recorde de chuvas na 1ª semana de novembro
Piracicaba (SP) bateu o recorde de volume de chuvas para novembro nos primeiros sete dias do mês, segundo o posto meteorológico da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (LEB-Esalq), o campus da USP na cidade. De 1º a 7 de novembro, o município registrou 148,9 milímetros em precipitações. A marca é a maior em mais de um século de medições da estação criada em 1917. A média em toda a série histórica para a primeira semana do mês é de 25,7 mm.
Chuva durante a aplicação do Enem em 3 de novembro
Rafael Bitencourt/g1
Os dados são da Estação Convencional do Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB) da Escola Superior de Agricultura (Esalq).
Antes de 2024, o segundo maior volume de chuvas na primeira semana de novembro foi registrado em 2014, quando Piracicaba somou 88,2 milímetros em precipitações. Na sequência do ranking, vem o ano de 1945, com 82,7 milímetros de chuvas no mesmo período comparativo. 📈Confira relação, abaixo.
Histórico de Chuvas em Piracicaba na 1ª semana de novembro (1917 – 2024)
Em uma semana, o volume de chuvas registrados na cidade também já superou o total esperada para todo o mês. A média histórica para o volume de chuvas em novembro é de 135,9 milímetros na cidade, segundo a Estação Convencional do Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB).
Segundo o professor e pesquisador Fábio Marin, do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Esalq, a previsão é que as próximas semanas de novembro também sejam de chuvas.
Posto Meteorológico da Esalq-USP realiza medições desde 1917.
Reprodução/Esalq-USP
Média mensal superada em 7 dias
Piracicaba registrou volume de chuvas acumulado de 148,9 milímetros (mm) em sete dias, segundo dados do Posto da Esalq e já superou a quantidade média total esperada para novembro, que é de que é de 135,9 mm.
Nos primeiros seis dias de novembro, o volume de chuvas em Piracicaba já era de 118,2 milímetros (mm). A marca representava quase 87% da média histórica total de precipitação esperada para todo o mês. Somente durante o fim da noite desta quinta até o início da manhã desta sexta-feira, às 7h, a cidade teve 30,7 milímetros.
A região registrou a primeira frente fria continental nessa última quinta-feira (7).
📈Veja o balanço por dia:
Volume de chuvas – De 1º a 7 de novembro de 2024
Você sabe por que a chuva é medida em milímetros?
A unidade milímetro é usada quase que universalmente, adotada pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), com poucas exceções. As medidas são feitas pelo pluviômetro, equipamento que coleta a água das chuvas em diferentes pontos de uma cidade ou região.
O índice pluviométrico é calculado com base na altura em que a água atinge em um espaço delimitado.
Os milímetros representam a altura que a água atinge. No caso de uma média de 300 milímetros, é possível dizer que a chuva alcançou uma altura de 30 centímetros, por exemplo.
Chuvas em Piracicaba
Claudia Assencio/g1
Recomendações de segurança
⛈️🎐Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
📲🔌Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada
👨‍🚒 ☎️Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)
Confira as recomendações da Defesa Civil:
Evite lugares abertos, como praias, parques, campos de futebol e estacionamentos;
Evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques;
No momento da chuva mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs;
Evite tomar banho durante a tempestade;
Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos;
Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas de alagadas;
Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta;
Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência.
Para receber alertas da Defesa Civil, envie um SMS com o CEP da região para o número 40199 ou acompanhe as redes sociais pelo @defesacivilsp.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.