Barra da Tijuca, no Rio, lidera o ranking de bairros brasileiros com residências de 3 banheiros, segundo IBGE


Na lista do Censo 2022, o bairro de Boa Viagem, localizado na cidade de São José do Ribamar, Região Metropolitana de São Luís do Maranhão, aparece em 2º lugar. Em seguida, o 3º lugar é ocupado por outro bairro carioca, a Tijuca. Praia da Barra da Tijuca
Fernando Maia/Riotur
Localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, a Barra da Tijuca lidera o ranking de bairros brasileiros que possuem domicílios com três banheiros, segundo o Censo de 2022 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Ao todo são 22.336 domicílios com três banheiros no bairro. O número é maior do que aqueles com dois banheiros (17.400) e apenas um banheiro (10.254).
Na lista, o bairro de Boa Viagem, localizado na cidade de São José do Ribamar, Região Metropolitana de São Luís do Maranhão, aparece em 2º lugar. Em seguida, o 3º lugar é ocupado por outro bairro da carioca, a Tijuca.
No último Censo, o bairro conhecido como a ‘Miami brasileira’ também ocupa o 9º lugar no ranking de mais populoso do Brasil, com cerca de 151 mil habitantes.
Projetado em 1969 pelo arquiteto Lucio Costa, nome que batiza a avenida permeada pela praia, o bairro é amplamente conhecido por seus condomínios de luxo e conjuntos habitacionais.
O plano de urbanização tinha como objetivo orientar o crescimento deste trecho da cidade e preservar a natureza presente no Complexo Lagunar da Barra da Tijuca e na Restinga de Marapendi.
Com uma distância de 33 km do Centro do Rio, a Barra da Tijuca ficou conhecida mundialmente ao sediar parte dos Jogos Olímpicos de 2016. Moradores do bairro chegaram a realizar um plebiscito para emancipá-lo da cidade no final da década de 80.
Já nos anos 2000, um projeto de lei chegou a ser proposto pelo então deputado estadual Albano Reis com uma nova tentativa de emancipação, junto com os bairros de São Conrado, Recreio e Jacarepaguá, mas o PL não foi para a frente.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.